Paraense Daniel Lima é regente convidado da Baltimore Symphony Orchestra nos EUA

#DanielLima


O paraense Daniel Lima reside há dois anos nos EUA, onde faz mestrado. - Imagem: Desiree Giusti.


O maestro paraense Daniel Lima, que atualmente reside nos Estados Unidos, fez a condução da prestigiada Baltimore Symphony Orchestra, uma das orquestras mais importantes daquele país, como regente convidado no episódio 17 da “BSO Sessions”, a forma de disponibilizar conteúdo cultural online devido à pandemia do novo coronavírus. O lançamento do episódio - com regência também de Nicholas Hersh, Jonathan Rush e Juliano Aniceto – foi lançado no dia 03/03 e ficará disponível até junho no site da orquestra.




“Fui convidado a participar deste concerto como um dos regentes convidados, auxiliando na montagem do repertório e regendo a obra ‘Ponteio’, do compositor manauara Cláudio Santoro. Este concerto é bem especial para mim pois é minha primeira vez regendo uma orquestra profissional nos Estados Unidos, sendo logo uma orquestra do tamanho e importância da BSO, e além disso, fazendo-o com música brasileira”, diz o maestro.




O repertório do episódio tem ainda “Bachianas Brasileiras No. 9”, de Heitor Villa-Lobos; “Dance of the Seven Veils”, da ópera Salome, do compositor alemão Richard Strauss, com um arranjo para cordas feito pela brasileira Clarice Assad; “Tico-Tico no fubá”, de Zequinha de Abreu; “Burrico de pau” de Carlos Gomes; e “Desafinado”, de Tom Jobim.




Sobre Daniel Lima

Daniel Lima Daniel Lima iniciou seus estudos de música aos quatro anos de idade, na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA). É bacharel em violino pela Fundação Carlos Gomes - Universidade do Estado do Pará (FCG/UEPA) e foi violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) entre 2014 e 2018. Em 2018, foi selecionado para o mais importante programa de ensino de regência orquestral do país: a Academia de Regência da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Desde 2019, Daniel Lima cursa o Mestrado em Regência Orquestral do Peabody Institute of the Johns Hopkins University, onde estuda sob tutela da aclamada maestra americana Marin Alsop.



Confira

Episódio 17 da “BSO Sessions”

Baltimore Symphony Orchestra (EUA)

De 03/03/2021 até junho disponível aqui.


Texto: Dominik Giusti (Sorella Conteúdo) (91) 98107-8710