Os encantos e encontros na Varanda de Nazaré 2021

#VarandaDeNazaré


Imagem: Aryanne Almeida / Divulgação.


Como manda a tradição, o segundo final de semana de outubro em Belém do Pará, foi dedicado ao Círio de Nazaré. Para comemorar bem ao seu estilo paraense de ser – acolhedor, alegre e com fé – Fafá de Belém caprichou na programação que ofereceu aos nomes de destaque na cultura, na mídia e na gastronomia nacional que estiveram com ela na Varanda de Nazaré em 2021.




Na sexta-feira, 08, o ator Paulo Vieira, a escritora Djamila Ribeiro, a presidente do MAM e São Paulo, Elizabeth Machado, a chef Kátia Barbosa, a jornalista Glenda Koslowski, a apresentadora Carol Costa, a ex-jogadora de vôlei, Virna e Jacira Santanna, mãe do ex-BBB, Gil do Vigor, foram ao Sarau da Fafá, no Teatro do Gasômetro, situado dentro do aconchegante Parque da Residência, em Belém.




Por mais de duas horas, Fafá realizou um show com repertório cheio de ritmos dançantes do norte brasileiro. A cantora misturou desde o brega até o carimbó, além de passar pelo cancioneiro romântico, sem deixar de fora as músicas mais conhecidas entre os paraenses nos dias em que acontece o Círio de Nazaré. Joelma Klaudia, Adilson Alcântara, Lucinnha Bastos, Renato Rosas, Eloi Iglesias, Sammliz, Aila, Dona Onete, Arthur Espindola, Marco Monteiro, Esdras, além de Gretchen foram algumas das participações especiais durante a apresentação, que também foi transmitida ao vivo pelos canais de Fafá de Belém nas redes sociais.





No sábado, 09, foi a vez do Círio Fluvial, procissão marítima que passeia pelos rios de Belém com a imagem de Nazinha, apelido carinhoso dado pelos paraenses e devotos à Nossa Senhora de Nazaré. Por conta da pandemia de Covid, o evento que em 2019 contou com mais de 2000 embarcações, não aconteceu pelo segundo ano. No entanto, Fafá e seus convidados cruzaram os rios paraenses em um amplo barco todo preparado para a celebração. Chamou a atenção uma bela imagem da Santa, toda feita em meriti.




Em certo momento, Fafá circulou com a berlinda de Nazaré entre os presentes para que cada um fizesse seus pedidos. A emoção tomou conta do momento e as lágrimas de agradecimento não foram poucas. Logo depois, todos foram para o Saldosa Maloca, restaurante na Ilha do Combu, na beira do Rio Guamá.




À noite, foi a vez da apresentação da tocante live “Fafá Peregrina”, no restaurante Aviú,

também no Parque da Residência. O cancioneiro religioso brasileiro foi lembrado pela

cantora, que fez um concerto impecável. Defensora dos povos amazônicos, indígenas e

ribeirinhos, Fáfá alertou sobre o desmatamento desenfreado da Amazônia e a falta de

resolução para problemas que poderiam começar a ser consertados já. Visivelmente tocada pela noite mágica, não faltaram lágrimas durante as músicas que foram escolhidas por ela.


Imagem: Aryanne Almeida / Divulgação.

"Pode ter certeza que no próximo ano eu estarei aqui novamente e vou trazer a minha família toda, vou alugar uma casa em Belém nesse período", contou o ator Paulo Vieira. Outra que ficou encantada com os paraenses foi a chef Kátia Barbosa. “Fui a vários restaurantes e todos da cozinha vinham conversar comigo! São acolhedores, queridos, interessados!”, elogiou a “Mestre do Sabor”.




No domingo, 10, dia de finalizar a linda festa que – em menores proporções – tomou as ruas de Belém, a live “Rito de fé” foi transmitida direto do Parque da Residência. Em um manhã solar, colorida e feliz, Fafá mostrou sua alegria em poder voltar a celebrar o “Círio de Nazaré”. Em seguida, foi a vez do farto e delicioso almoço comandado por Rubão, chef mais autêntico, competente e bem humorado de Belém. “Foram dias de lindos encontros na Varanda de Nazaré! É a quinta vez que venho a Belém, mas sempre me apaixono como se fosse a primeira vez”, declarou a escritora Djamila Ribeiro.




No meio da tarde de domingo, os convidados começaram a arrumar as malas para deixar Belém. Coube à Fafá de Belém a ideia para o ano vem: “Sem pandemia, convido todos vocês para voltarem e sentirem a atmosfera única de fé que acontece na trasladação e na procissão. Espero vocês!”. O convite foi prontamente atendido. Todos os convidados para a Varanda de Nazaré foram testados previamente e estão com as duas doses da vacina contra a COVID.




Acompanhe mais detalhes pelas redes sociais (Facebook / Instagram / YouTube) Siga

também a Fafá de Belém em @fafadbelem.


Texto: Luciana Medeiros (91) 98134-7719 (Holofote Virtual)


141 visualizações

Posts recentes

Ver tudo