O Mercado do Choro lança single e videoclipe de “Box 8”

#MercadoDoChoro


Mercado do Choro - Imagem: Nélita Gaia


Revisitar lugares e pessoas através da música é o que move a canção “Box 8”, do grupo O Mercado do Choro, que chegou às plataformas de streaming na última sexta-feira (06/11). A música de Carla Cabral e Tiago Amaral, em homenagem ao espaço histórico que deu origem ao projeto de música instrumental, vem acompanhada de um videoclipe. O registro pode ser conferido no canal do grupo no YouTube.




"Box 8" é uma canção que faz recordar uma roda de Choro realizada no Mercado Francisco Bolonha, no começo deste ano. O dono do box, Seu Nazareno foi quem deu o apoio logístico para que o evento ocorresse. Ela é uma forma de agradecê-lo pela parceria e relembrar o clima festivo daquele dia.





“Tivemos uma roda bem gostosa ali depois do Carnaval e não imaginávamos o que viria pela frente [pandemia]. Então, é bem especial ouvir essa música e lembrar desse momento. E, também, foi uma roda nostálgica, pois, depois de mais um ano, apesar do projeto ir a mercados, é que voltamos ao Bolonha - o berço do Mercado do Choro”, conta Carla Cabral.




A música, além de fazer um resgate afetivo ao Mercado Bolonha, também traz a jovialidade do pandeiro tocado por Gabriel Ventura. “Na hora de compor, eu pensei muito no Gabriel, no pandeiro dele, na alegria que ele traz ao grupo, na sua juventude, por ele ser um músico bem jovem. E é essa energia que tem na ‘Box 8’”, comenta a musicista.




O videoclipe tem direção e finalização Mario Costa; direção de fotografia assinada por Max Lima; imagens Mayco Sarraf e assistência de edição de Gabriel Macieira.


O Mercado do Choro - O Mercado do Choro surgiu em 2013, reunindo músicos dedicados à pesquisa e criação do gênero musical Choro. O grupo passou a se encontrar mensalmente em praças e mercados, ressignificando o passeio público; valorizando o patrimônio histórico; convidando as pessoas para as rodas de choro, mas principalmente convidando-as a reconhecer a cidade.



Mercado do Choro - Imagem: Nélita Gaia.


Formado por Carla Cabral, no cavaco; Diego Santos (violão sete cordas); Gabriel Ventura (pandeiro) e Tiago Amaral (clarinete), o Mercado do Choro já realizou turnê pela Europa, em 2018, como convidado do renomado Festival Internacional de Choro de Paris, estendendo-se também as cidades de Amsterdam na Holanda e Lyon na França. No mesmo ano participou também como convidado do XXXI Festival Internacional de Música do Pará, um dos maiores festivais da região. Em 2019, o grupo foi atração da Virada Cultural de São Paulo (SP).




Nascido nos espaços públicos de Belém, o grupo está prestes a lançar o segundo álbum, intitulado "Passeio Público". Ele foi gravado durante os meses de agosto e setembro deste ano.



Para ver e ouvir - Realizado via emenda parlamentar do deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol), "Box 8" estará disponível para audição nas principais plataformas de música, a partir desta sexta-feira (6). Para assistir o videoclipe, basta acessar o canal do grupo no YOUTUBE.


Texto: Una Conteúdo (Comunicação e Cultura)

87 visualizações