Mostra do 36º Aniversário do Cine Líbero Luxardo

#Comemoração



Em 2022, ano em que o Cine Líbero Luxardo comemora 36 anos de existência, uma programação especial será realizada entre os dias 07 e 13 de julho, celebrando também o audiovisual paraense com uma mostra do que vem sendo produzido em nosso estado e do que foi exibido na sala mais charmosa de Belém. Desde a retomada de suas atividades presenciais, em agosto do ano passado até aqui, após um período de mais de um ano e meio de portas fechadas por conta da pandemia de Covid-19, o cinema do Centur, como é carinhosamente chamado pelos seus frequentadores, foi um dos importantes canais de divulgação do que nossos produtores, diretores e artistas ligados ao audiovisual vieram produzindo ao longo desse período, impulsionados, sobretudo, por recursos provenientes de leis emergenciais de incentivo à cultura, como a lei federal Aldir Blanc.




Criado no contexto da crise sanitária, muito desse material foi pensado para ser exibido na internet, por meio de sites, das redes sociais e de plataformas de streaming, mas, na medida em que as restrições sociais foram afrouxadas, e conforme o número de pessoas vacinadas contra Covid-19 ganhava coro, as sessões de cinema presenciais tiveram a oportunidade de ser realizadas, e o Cine Líbero pôde, desde então, através de seu Projeto Janelas, ajudar a dar visibilidade à parte desse material, formando um conjunto bem representativo das tantas questões que vem norteando a vida de nossa gente, de nosso lugar em tempos tão difíceis e incertos.




Com edições de lançamentos ocorrendo, na maioria das vezes, em dias de segundas-feiras, o Projeto Janelas se tornou um ponto de encontro dos fazedores do audiovisual paraense, profissionais que procuraram espontaneamente nosso cinema e que foram acolhidos com dedicação por nossa equipe de servidores.





O Projeto Janelas também se arvorou em outras possibilidades, como na realização de mostras, como a da Semana de Arte Muralismo, evento que tomou diversos setores do prédio da Fundação Cultural do Pará (onde o Cine Líbero Luxardo está inserido) e o Cuíra em Cenas - Festival de Videodanças da Amazônia, além do III Festival do Filme Etnográfico do Pará, ações desenvolvidas em parcerias com a sociedade civil e que ajudaram a dar vazão à parte dessa produção, embora saibamos que ainda há muito a ser exibido, e que uma de nossas missões é justamente essa: Conferir visibilidade ao que é produzido em nosso estado, além de oferecer ao nosso público acesso a filmes atuais, com uma curadoria atenta e em sincronia com os principais lançamentos nacionais de empresas distribuidoras parceiras e que caminham ao nosso lado na afã de oferecer o que há de melhor ao nosso público.




É com o intento de fazer um resumo dessas ações que marcaram sobremodo nosso retorno às atividades presenciais, bem como com o intuito de promover o lançamento de algumas produções inéditas, além de reexibir filmes de longa metragens importantes e que marcaram a história de nosso cinema e de nossa cinematografia que a programação do 36º aniversário do Cine Líbero Luxardo foi carinhosamente pensada.




Será uma Cine-Semana com programação totalmente gratuita, com a exibição de filmes de curta, média e longa-metragens, além da realização de diversas mesas, com a participação de convidados mais que especiais, resultando numa circunstância de nos vermos projetados na tela, de vermos e ouvirmos alguns de nossos diversos jeitos de falar, de enxergar e de conceber a nossa própria realidade, ocasião de exaltar nossos mestres e fazedores de cultura, de conceber um pequeno espelho, caleidoscópico, de parte do que somos ou do que queremos ser. Vida longa ao Cine Líbero Luxardo! Vida longa ao cinema paraense!





Serviço: Programação especial "Aniversário Cine Líbero Luxardo"

Quando: 07 a 13 de julho. (Programação Gratuita)

Acessem também Líbero Virtual: cineliberovirtual.com.br.

Local: CINE LÍBERO LUXARDO (FCP - Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré– Belém – PA | Mais informações sobre a programação pelo número (91) 3202-4321/4331 ou e-mail:

cinelibero@gmail.com.


Texto: Cine Líbero Luxardo


Palavras-Chave