Mesa Virtual reúne realizadores de Festivais de Cinema na Amazônia

#FestivalDeCinemaNaAmazônia

#MesaVirtual


Joyce Cursino e Zienhe Castro, Francisco Weyl, Alessandro Campos e Delen de Castro.

Tentar alinhar o pensamento de fomentar a produção de cinema na Amazônia através da ampliação do alcance dos festivais, aumentar e torná-los ainda mais conhecidos além de aumentar a importância deles na região são os objetivos da Mesa Virtual “A Importância dos Festivais e Mostras de Cinema na Amazônia”. O debate é uma realização do Projeto Cinema Marajó, aprovado no Edital de Audiovisual Lei Aldir Blanc Pará 2020. A roda de conversa será no dia 15 de abril, às 10h, pelo canal do youtube do projeto.




Estão confirmados nomes como Joyce Cursino, do Cinema de Periferia Telas em Movimento; Francisco Weyl, criador do Festival Internacional de Cinema do Caeté; Zienhe Castro, organizadora do Festival de Cinema Pan-Amazônico Amazonia.Doc; Delen de Castro, um dos coordenadores do Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus e Alessandro Campos, que organiza o Festival de Cinema Etnográfico do Pará, que também é produtor executivo do Projeto Cinema no Marajó.




Para Alessandro Campos, a organização é muito importante para quem faz cinema, principalmente para quem faz cinema na Amazônia. “A ideia é a gente poder se organizar, criar um calendário próprio dos filmes para que eles possam circular na Amazônia e incentivar a criação de novas mostras”, aponta o produtor executivo.



Dentro do calendário do Projeto Cinema no Marajó tem ainda duas oficinas, uma de fotografia com celular e outra de introdução ao audiovisual a serem realizadas nas cidades marajoaras de Melgaço e Breves com datas ainda indefinidas por causa da pandemia. As oficinas terão seus resultados apresentados numa Exposição Virtual e na Mostra de Cinema Documentário na Plataforma AmazôniaFlix.



Serviço: A roda de conversa online será no dia 15 de Abril, ás 10h, no Canal de

YOUTUBE do projeto Cinema no Marajó.


Texto e informações: Marcia Lima (91) 98300-1636

97 visualizações