Mateus Moura lança música em homenagem ao mestre Chico Braga

#HomenagemAoMestreChicoBraga


Chico Braga - Imagem: divulgação.

Já está nas plataformas digitais a música “Viva Chico Braga”, novo single do cantor paraense, Mateus Moura. Lançado no dia 07 de setembro, a música é um carimbó-homenagem a um dos mestres mais importantes da cultura da região do salgado paraense. Falecido no dia 7 de setembro de 2015, sua vida foi cercada de misticismo, histórias, causos a ponto de ser considerado um símbolo da cultura da Ilha de Algodoal.




Rufos de tambores criticam as continências que são feitas ao “dia da independência do Brasil”. “Chamamentos” feitos por uma verdadeira orquestra de carimbó com vários banjos, curimbós e maracas saltam aos ouvidos na música que vem pra marcar, com tom de festa, o dia em que o Mestre Chico Braga encerrou sua vida e “foi pro mar”.




Composta há mais de um ano em uma oficina de cinema ministrada por Mateus Moura em Magalhães Barata, terra natal de Chico Braga, a letra veio junto com um documentário sobre os primeiros anos de vida do mestre. As entrevistas com a família que ainda reside na cidade e as histórias do “Chico Gó”, como era conhecido por lá, serviram de material para o curta mas também para o carimbó que se formava nas mãos de Mateus.





As palavras que celebram “Maraca, maraca, maraca / Viva Chico Braga” logo ganharam coro nas rodas de carimbó de Belém, seja por Mateus ou outros grupos como o “Cobra Venenosa” e o “Vivência Percussiva”. O convite para registro da música veio pelo Estúdio dos Bichos, de administração dos artistas Cachacinha e DK (Daniel Kahwage), com participação de 20 artistas na gravação e ficou guardada esperando o dia certo para vir ao mundo.



VIVA CHICO BRAGA / ARTE DO SINGLE KEROLAYNE KEMBLIM - Imagem: divulgação.

“Cada música que lanço sinto como se fosse um grande passo na minha carreira, porque sei o quanto já sonhei com cada uma delas, e ver elas se materializarem em gravações é uma conquista valiosa pra mim, também porque sei o trabalho que dá! Não é fácil! Quem tá no corre sabe. Me honra muito registrar nessa música o encontro de tantos artistas que admiro, homenageando um artista que tanto admiramos, afirmando o que valorizamos, além do que aprendemos na escola, num contexto nacional que deseja cada vez mais o apagamento desse Brasil que acreditamos”, confessa o artista.




Mateus Moura é um multiartista paraense que atua na música, no teatro e no cinema. Sua obra musical teve início em 2010 com a banda “Les Rita Pavone”, da qual foi integrante por 10 anos e, recentemente, lançou trabalhos assinados com seu próprio nome e com o grupo “Manto”, uma das bandas finalistas das Seletivas Se Rasgum 2019. Tanto a obra solo quanto o grupo têm registros disponíveis nas plataformas de streaming e terão companhia em breve.



Artista paraense Mateus Moura durante apresentação em homenagem a Chico Braga - Imagem: divulgação.


O artista está em processo de produção de três álbuns: um do Manto, outro solo no estúdio Guamundo, de onde saiu o recém lançado single “Manhãzinha”, e outro no Estúdio dos Bichos, que apresenta como primeiro fruto a música “Viva Chico Braga”. Sem pressões de estilos predefinidos ou ansiedades de se encaixar no mercado musical de uma forma óbvia, o trabalho de Mateus Moura surge da fluidez do processo artístico e é dela refém.



SINGLE “VIVA CHICO BRAGA”

Acesse: Instagram Mateus Moura / Facebook / Spotify / YouTube


Texto e Fonte: Luciana Medeiros (HOLOFOTE VIRTUAL)

89 visualizações