Live: Tiago Júlio Martins lança seu novo livro “Outubro”

#LivroOutubro


Arte outubro folheando - Imagem: divulgação.


Uma história de amor que nasce em meio a todas as cores, cheiros e sentidos do Círio de Nazaré. Assim é o enredo de “Outubro”, novo livro do escritor e jornalista Tiago Júlio Martins. A live de lançamento oficial do romance ocorre sábado, dia 03 de outubro, às 16 horas, nas redes sociais do autor (Instagram e Facebook). Tiago dividirá tela com Izabela Cristian, do projeto Cuíra Literária, e falará com mais detalhes sobre a trama da obra. Este ano, muitos devotos sentirão falta das procissões de rua, em um momento atípico em que, por conta da pandemia, o Círio será virtual. “Outubro”, portanto, chega como um convite a viver integralmente a magia da maior festa popular do povo paraense, com toda riqueza e possibilidades que a literatura permite.




Eduardo, repórter de um jornal local, é escalado para cobrir o Arrastão do Círio, capitaneado pelo Instituto Cultural Arraial do Pavulagem, na véspera da grande romaria de domingo. No meio do cortejo, ele avista uma fotógrafa, que se identifica como Alice. Apesar de serem completos desconhecidos, a força do choque dos dois, em meio a centenas de milhares de pessoas, tem efeitos decisivos no caminho de ambos. Esta é a premissa de “Outubro”: investigar o poder de encontros, aparentemente aleatórios, e a comunhão de afetos entre pessoas únicas.




A história principal do livro ocorre em apenas 24 horas, da manhã do sábado do Arrastão ao domingo do Círio. Neste meio tempo, Eduardo e Alice passeiam e descobrem encantos de Belém enquanto visitam locais, como o Mercado do Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República. “Outubro” apresenta duas visões distintas: o ceticismo de Eduardo, habituado à cidade, e a espiritualidade desenvolvida de Alice, que está visitando a capital paraense pela primeira vez. A fotógrafa guarda um grande segredo, depois revelado ao repórter, e que delimita rumos muito maiores do que aqueles que Eduardo poderia sequer imaginar.


Imagem: Sidney Oliveira.


A pré-venda de “Outubro”, aberta no início de agosto, foi um grande sucesso. Com mais de 70 exemplares vendidos, o autor precisou encomendar uma tiragem maior do livro para dar conta de atender a todos os interessados. Quem comprou a obra antecipadamente, receberá seu exemplar em casa, com um marca-página personalizado e uma fitinha do Círio de Nazaré, para amarrar no pulso e fazer três pedidos. Algumas unidades dos brindes ainda estão disponíveis para quem adquirir o livro após o lançamento, mas em caráter limitado.




“Outubro” leva o selo da editora paraense Folheando, tem projeto gráfico de Marina Ramos, revisão de Dimas Oliveira e fotografia de Sidney Oliveira. É uma publicação independente que, mesmo em meio às atuais adversidades do mundo, tenta encontrar seu espaço. Por conta das restrições sanitárias geradas pela Covid-19 e da necessidade de resguardo, o coquetel de lançamento não poderá ser aberto ao público. Interessados

em adquirir a obra devem procurar o autor por WhatsApp, redes sociais ou e-mail. O preço é R$ 35, com frete incluso. A live de lançamento, no entanto, será pública e todas e todos estão convidados a prestigiar.




Sobre o autor:


Tiago Júlio Martins é escritor, poeta, jornalista e roteirista. Publicou em 2016 seu primeiro livro, a autobiografia “TARDIS”. Em 2018, publicou na Amazon a versão digital do livro, intitulada Cabeça Bipolar, que possui, neste momento, mais de 1.000 downloads, entre pagos e gratuitos. Tiago é, também, roteirista do curta-metragem “Ao Quadrado” e corroterista do curta experimental “Surto”. Entre vários prêmios, destacam-se os por votação popular, duas categorias dos “Prêmios Literários 2020”, organizados pela Academia Paraense de Letras E Artes: “Melhor Poeta” e “Melhor Conjunto Da Obra.” “Outubro” é seu segundo livro.



Serviço:

Live de lançamento oficial do livro “Outubro”, de Tiago Júlio Martins

Quando: Sábado (03 de outubro) / Hora? 16 horas.

Onde? INSTAGRAM e FACEBOOK

Informações: (91) 99188-8952 (WhatsApp) E-mail: tiagojulio.martins@gmail.com


Texto: Comunicação

78 visualizações