Live do Circular convida IPHAN para falar sobre Patrimônio Cultural

#LiveCircular


Selo Casa Circular 2020 - Imagem: divulgação.

Nesta quinta-feira, 14 de maio, o Circular Campina Cidade Velha realiza uma Live para falar sobre patrimônio cultural. Maria Dorotea de Lima, coordenadora do Fórum Circular – Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade, vai conversar o antropólogo Cyro Lins, técnico do Iphan no Pará, sobre o Prêmio Rodrigo Mello Franco, versão 2020, cujas inscrições estão abertas, e também sobre as Ações de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial no Pará. A ação digital às 17h no Instagram do circular: @circularcampinacidadevelha.




Realizado pelo Iphan desde 1987 o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, de abrangência nacional, é uma ação de reconhecimento e promoção de iniciativas relevantes de valorização e preservação do patrimônio cultural levando-se em conta originalidade, exemplaridade e contribuições consideradas merecedoras de reconhecimento público.



Ao longo destes 33 anos e sem fugir de seus objetivos o formato do prêmio passou por alguns ajustes e adaptações visando ao seu melhor desempenho, corrigindo distorções e lacunas identificadas. Em tempos de pandemia, quais as mudanças realizadas visando atender as condições de isolamento social e até de “lockdown”?



Maria Dorotea de Lima - Imagem: divulgação.


O Circular, como um dos vencedores do prêmio do Iphan em 2018 e, tendo em vista ter sido o Pará premiado diversas vezes com as mais diversas iniciativas, o objetivo desta Live é contribuir com a divulgação dessa iniciativa e trazer mais prêmios para o nosso estado. Quantos prêmios o Pará já ganhou e com quais iniciativas? E neste 2020 como estão as inscrições? O edital trouxe mudanças este ano.



Nesta conversa, Cyro Lins traz informações sobre quem pode participar e poderá tirar dúvidas de quem estiver inscrevendo ou pretendendo submeter propostas. Como participar? Quem pode se inscrever? Como fazer?



O Iphan é a instituição nacional responsável pela coordenação em nível nacional das políticas relacionadas ao patrimônio cultural brasileiro, entre as quais a salvaguarda do patrimônio cultural. Outro assunto da Live, portanto, serão os bens registrados do Pará, planos de salvaguarda, ações entre outros direcionamentos.


Em abril, o Circular Campina Cidade Velha realizou a primeira ação inteiramente digital, em sua 30ª edição, a primeira realizada em 2020, já em meio a situação pandêmica pela qual passa o mundo. Por meio de seus canais no Youtube, Facebook e Instagram, reuniu e apresentou ao público conteúdos de diversos artistas e parceiros. A 31ª edição está sendo preparada para o mês de junho. Enquanto isso, outras ações digitais vão sendo feitas em suas redes sociais.



Serviço Live do Circular Campina Cidade Velha, com Maria Dorotea de Lima, e IPHAN-PA, com Cyro Lins. Das 17h às 18h, no Instagram do circular: @circularcampinacidadevelha.


Texto: Luciana Medeiros (Comunicação Projeto Circular)


17 visualizações