Live: Comissão Solidária da Vila da Barca recebe o projeto Canto do Norte Viola e Fé

#Live


Imagem: divulgação.


Nesta quarta-feira (30/09), as 20h a Comissão Solidária Vila da Barca e Pestudio recebem o projeto cultural Canto do Norte Viola e Fé, na Comunidade da Vila da Barca no bairro do Telegrafo. O evento será virtual, e tem como objetivo dar visibilidade para a cultura popular e fomentar a essência da cultura popular na periferia. No sentido da população ter acessibilidade e adquirir conhecimento dos trabalhos culturais realizados em Belém do Pará.




A Live será transmitida pelo Facebook PESTUDIO, que tem como proposta transmitir a cultura popular que acontece na metropóle da Amazônia. “O evento consiste na apresentação do projeto Canto do Norte Viola e fé que através de rezas, ladainhas em latim, cantos, cantorias e dança busca resgatar a ancestralidade do povo da Amazônia numa abordagem próxima dos mestres de cultura popular que fazem as folias de santo”, explica a coordenadora da Comissão Silidária da Vila da Barca, Gisele Mendes




O projeto Canto do Norte Viola e Fé, traz o resgate da ancestralidade de viola caipira tocada na Amazônia, numa abordagem próxima dos mestres da cultura popular que fazem as folias de Santo. Toda a produção que é folclore brasileiro, gira em torno de canções, cantorias, rezas e ladainhas em latim , são feitas para a valorização das matrizes tradicionai.




Segundo Gilele Mendes, a expectativa para o evento é boa, e espera que a ação atinja bastante pessoas. “Alcançar um grande número de pessoas que possam conhecer e ter acessibilidade ao trabalho cultural realizado pelo Projeto Canto do Norte Viola e fé”, complementa a coordenadora.




“A importância do evento é para que se busque sensibilizar para a valorização da cultura popular feita por mestres de cultura popular e que carregamos como herança de sermos povo do Norte do Brasil e as influências culturais, pessoais e sociais que temos em nossas histórias de vida e que nos fortalecem enquanto seres humanos com dignidade e possibilidades de construção de afetos positivos”,conta Gisele Mendes.



Imagem: divulgação.


Canto do Norte Viola e Fé


O projeto é coordenado por Renato Rosas, músico e auto didata em parceria com Nazaco Gomes que é mestre popular de percussão e faz parte do trio Manari. Renato Rosas é músico, auto didata e coordenador desse projeto. Que iniciou com pesquisa em 2016, com as folias de São Sebastião e contemplou o patrocínio do banco BASA que, que produziu 4 discos. No ano de 2019, foram realizadas várias ações em torno de oficinas de percussão, dança, viola e canto.Várias visitas nas casas agendadas para realização das rezas, ladainhas e cantorias.





No ano de 2020, o projeto segue fazendo vivência junto aos músicos do interior do Estado, onde o mestre Nazaco Gomes indica como fonte de sabedoria e as visitas das casas continuam. O projeto pretende realizar um espetáculo que será o seu show base para realização em todo o Brasil.



Serviço: Live: Projeto Canto do Norte Viola e Fé Dia: 30 de Setembro (quarta-feira) as 20h Transmissão Facebook PESTUDIO.


Texto: Estante Cultural com informações da Coordenação do evento

81 visualizações