
Em sua 7ª edição, o Tapajazz, festival que tem origem em Santarém, município do Baixo
Amazonas, no Oeste paraense, realiza sua 1ª Mostra Belém nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em formato on-line, com transmissão a partir das 19h30, direto do Teatro Waldemar Henrique, pelo Canal de Youtube do festival com retransmissão pela página de Facebook da Equatorial Energia.
Criado pelo músico percussionista e produtor cultural santareno, Guilherme Taré, em 2014, o Tapajazz é o primeiro festival de jazz do interior amazônico e um dos quatro do gênero na nossa região. É realizado em Alter do Chão, um dos mais visados destinos turísticos do Estado, um balneário situado a poucos quilômetros de Santarém. O município, assim como em diversos outros no Pará, possui tradição musical. É onde vive Sebastião Tapajós, nascido em Alenquer, e onde nasceu o saudoso Masetro Izoca. Hoje, com 300 mil habitantes, a cidade possui uma orquestra sinfônica e investe no ensino superior de música também.
“Já vivi profissionalmente de música, como instrumentista, fora do país. Quando retornei, percebi que, embora em minha cidade haja uma larga tradição de música instrumental, faltava um contato maior dos nossos músicos com esse gênero produzido também no resto do país. Isso me motivou a realizar o Tapajazz, como forma de preencher esta lacuna. Em 2020, estamos ampliando nosso intercâmbio”, diz Taré.
O produtor, com experiência de mais de três décadas na área, resolveu inovar e trazer para para a capital paraense uma mostra do festival, reunindo grandes nomes da música instrumental brasileira que, em maioria, já vem se apresentando nas edições realizadas em Santarém. Participam do Tapajazz – Mostra Belém, os músicos Joãozinho Gomes, Enrico Miceli e Zé Miguel, do grupo Conexão Amazônia (AP), Alan Gomes (AP), a banda Silibrina (SP), Toninho Horta (MG), Trio Paraense - Tripa, formado por Luiz Pardal, Jacinto Kahwage e Paulinho Assunção (PA), Grupo Jardim Percussivo (PA) e Maurício Maestro (RJ), além de Sebastião Tapajós (PA).
São oito shows, em três dias, envolvendo mais de 20 músicos, de quatro estados brasileiros. A realização do projeto é da Fábrica de Produções, com patrocínio da Equatorial Energia e Alcoa, via Lei Semear, do Governo do Estado, e apoio cultural da Casa do Saulo – Onze Janelas e deputado Igor Normando.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA | Dia 24 de setembro
1 - Grupo de Conexão
2 - Alan Gomes
3 - Tripa - Trio Paraense
SEXTA-FEIRA | Dia 25 de setembro
1 - Maurício Maestro (RJ)
2 - Sebastião Tapajós
3 - Banda Silibrina
SÁBADO | Dia 26 de setembro
1 - Jardim Percussivo
2 - Toninho Horta
Serviço
Mostra Belém Tapajazz. Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, às 19h30, com transmissão direto do Teatro Waldemar Henrique, pelo Canal de Youtube do festival e retransmissão pela página de Facebook da Equatorial Energia. Acesse também as redes sociais do evento Tapajazz: FACEBOOK e no Instagram, para acompanhar as novidades.
Texto: Luciana Medeiros (HOLOFOTE VIRTUAL) (91) 98134-7719