LIVE: Arrastão do Círio, Arraial do Futuro será neste sábado

#ArrastaoDoCirio #ArraialDoFuituro


Arrastão do Círio 2019 - Imagem: Tainá Façanha.


Entre as muitas manifestações culturais que ocorrem em torno do Círio de Nazaré, uma das que já entrou para o calendário dos devotos é o Arrastão do Círio do Arraial do Pavulagem. Assim que a Imagem Peregrina chegava de sua procissão pelas águas, no sábado de manhã, fazia-se a transposição do rio para um mar de gente nas ruas, com seus chapéus e fitas coloridas, ao som do Batalhão da Estrela, em direção à Praça dos Estivadores, para dar vida a esse folguedo popular no coração da grande cidade amazônica Belém do Pará.




Este ano, o desafio é maior, mas a transposição permanece. Nossa barca feita de miriti, que carinhosamente recebeu o nome de “Rainha das Águas”, antes levada pelo mar de gente, agora irá navegar pela internet, desaguando pelo mundo todo. Serão cerca de três horas de transmissão ao vivo, no Youtube.com/ArraialdoPavulagemOficial, neste sábado (10/10), às 11h, contando com vários convidados especiais, como os artesãos Valdeli e Gugu, criadores de brinquedos de miriti em Abaetetuba, e o escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro. Além de participações musicais de artistas como Marianne Lima e Waldiney Machado.





Do palco de um teatro, com cenografia de Nando Lima e direção de Júnior Braga, a banda Arraial do Pavulagem promete uma véspera de Círio carregada de emoção e muita alegria, tudo em torno do tema “Brinquedo e Religiosidade”. Assim, a abertura ocorre com a canção “Senhora da Amazônia”, uma homenagem à Nazica, e segue com “Boi Brinquedo”, que também remete à essa relação intrínseca entre o brincar e as manifestações de cultura popular, como é o caso dos cortejos do Boi Pavulagem e do Marierrê, festividade afro-brasileira na Vila de Carapajó em Cametá, que também deságua nesta live.




O “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro” é um projeto inédito. Sua estreia foi durante a quadra junina, com duas lives no mês de junho e outras duas em julho, recebendo convidados reconhecidos no país e no mundo, como Pinduca, Nazaré Pereira, Fafá de Belém e Lia Sophia. Cada encontro chegou a receber cerca de 12 mil visualizações, entre as transmissões no Youtube e no Facebook, incluindo a audiência de paraenses em outros países, como Portugal, França e Estados Unidos. Todo esse conteúdo permanece disponível no canal do Arraial do Pavulagem.



Arrastão do Círio 2019 - Imagem: Tainá Façanha.


ACOMPANHE

Live “Arrastão do Círio, Arraial do Futuro”

Quando: Sábado, às 11h;

Onde assistir: Youtube.com/ArraialDoPavulagemOficial


Texto: Lais Azevedo (91) 99940-9715 (Assessoria de Comunicação)



37 visualizações