Lançamento do Livro "A Força do Tambor"


Escritor Paulo Nunes / Foto: divulgação

Na próxima quarta a Casa do Fauno vai receber o lançamento do livro "A Força do Tambor" de Paulo Nunes e Robertinho Silva, com a participação especial de Edgar Chagas Jr. Publicado pela editora Twee, este é um livro-sagração, que se propõe a homenagear nossos ancestrais, homens e mulheres que, no passado, tiveram suas liberdades suprimidas e foram arrastados à força para as Américas. Aqui eles implantaram ‘sistemas de diásporas africanas’ e resistiram através da fé, das artes, das diversas socialidades e linguagens várias, sem as quais o Brasil não existiria no seu formato rico e dinâmico que tem hoje.



Robertinho Silva que é ogã, ritmista, músico, homem de muitas histórias e ricas narrativas, foi o escolhido para ser personagem do livro. Trata-se de um Silva que saiu de Realengo, no Rio de Janeiro, e ganhou o mundo através de sua música.



Os depoimentos de Robertinho foram coletados, durante 3 anos por Paulo Nunes, professor e poeta, que se expressa a partir de sua vivência cultural em Belém, Amazônia oriental brasileira; essa Amazônia que atravessa sua escrita e sua prática acadêmica de pesquisador de literatura e negritude. Paulo já publicou pesquisas sobre outras personagens emblemáticos, como Bruno de Menezes, Dalcídio Jurandir, e outros intelectuais da Academia do Peixe Frito, grupo renovador da literatura e do jornalismo na Belém da primeira metade do século XX.



Chega, enfim, o momento de Belém receber Esse livro, já lançado no Blue Note, do Rio de Janeiro. Agora reforçamos o convite para que os leitores de Belém possam se ler, ouvir, tocar este livro, um pequeno testemunho para o Brasil contemporâneo, que, infelizmente, vê recrudescer, em seu cotidiano, as tensões e conflito, resultantes do racismo e das intolerâncias de diversos tons, que têm sido externadas por um Brasil obscurantista que sai das suas obscuridades. Assim o livro "A força do tambor, Robertinho Silva, o griô de fala musical” faz-se ainda mais oportuno em sua reiteração de combate aos vários preconceitos brasileiros.



O dia 26 de junho, próxima quarta-feira, será marcado por uma conversa-performance-de-tambor por Edgar Chagas Junior, pesquisador, ritmista, professor da Universidade da

Amazônia e integrante do Arraial do Pavulagem, que usará de sua experiência para dinamizar a conversa com o escritor Paulo Nunes, que deu forma escrita a trajetória de Robertinho.



O lançamento, que sucederá um bate papo do autor com seus leitores, vai acontecer em nossa Casa a partir das 20h.



Serviço:

Lançamento do livro "A Força do Tambor" de Paulo Nunes e Robertinho Silva.

Dia 26 de junho, 20h

Local: Casa do Fauno Rua Aristides Lobo, nº 1061 Entre Benjamim e Rui Barbosa - Reduto - Belém

Entrada franca.

28 visualizações