Lançamento do Cartaz do Círio de Nazaré será online este ano

#CartazDoCírio2020


Círio de Nazaré - Imagem: divulgação.


Pela primeira vez, o lançamento do cartaz do Círio 2020 será somente virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. Este ano os fiéis não poderão estar presentes à missa e nem na Praça Santuário, local em que todos os anos é feita a apresentação do cartaz. O mesmo será exibido neste domingo, dia 31 de maio, a partir das 19h, com transmissão ao vivo da TV Nazaré e também através das redes sociais da Basílica Santuário.




O cartaz será produzido com elementos que remetem ao Círio deste ano: “Ave Maria, cheia de graça”. A criação é da agência Mendes Comunicação, com fotografia de Oswaldo Forte. “Este ano tive o privilégio e a honra de fotografar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, agradeço de coração à Diretoria na pessoa do amigo Albano Martins”, comemora o fotógrafo. Este é o primeiro grande evento que antecede a procissão principal do 2º domingo de outubro.



Basílica Santuário de Nazaré - Imagem: ASCOM Basílica Santuário de Nazaré.

Descida do Glória


Antes do lançamento do cartaz oficial do Círio 2020, aconteceu nesta segunda, dia 25 de maio, a Missa de descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, onde a imagem permanece durante o ano inteiro. O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.




O momento da descida da imagem marca o início do Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações. O Tríduo faz parte das comemorações do 14º aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.




A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré não ficará disponível para visitação dos fiéis e retornará ao Glória no dia 31 de maio, pelas mãos de membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), quando acontecerá a coroação, também com missa presidida por Dom Alberto Taveira, transmitida ao vivo.



Nossa Senhora de Nazaré - Imagem: ASCOM Basílica Santuário de Nazaré.


História


Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas das residências e empresas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão. Atualmente o

Cartaz é produzido a partir de fotografias.





Serviço:


Missa da Coroação de Nossa Senhora e subida da imagem original, com

transmissão virtual.

Data: 31/05

Horário: 18h


Apresentação do Cartaz do Círio 2020, com transmissão virtual.

Data: 31/05

Horário: 19h

Canais para assistir às transmissões: TV NAZARÉ – CANAL 30 / TV CANÇÃO

NOVA – CANAL 33.1 / TV APARECIDA – CANAL 27.1 / TV REDE VIDA – CANAL

19.1


Portal da Fundação Nazaré de Comunicação / YouTube da Fundação Nazaré

de Comunicação

Facebook da Fundação Nazaré / Facebook da Basílica Santuário / YouTube

da Basílica Santuário


Fonte: Portal Cultural

36 visualizações