Lambateria traz o melhor da música paraense neste sábado

#MúsicaParaense


Os Dinâmicos - Imagem: divulgação.


“Os Dinâmicos - Raízes da Guitarrada” estão de volta a Belém, neste sábado, 28 de setembro, para animar o pré-reveillon da Lambateria Casa de Dança, que contará, também com a participação do DJ Eddie Pereira, da Black Soul Samba. Trazendo músicas inéditas, o repertório do grupo mistura ritmos quentes como cúmbia, guitarrada, lambada, salsa, carimbó e outras sonoridades latino e afro amazônicas, que prometem não deixar ninguém parado no salão.




“Os Dinâmicos” foi a primeira banda de Mestre Vieira, antes dele gravar o primeiro LP,

passando a se chamar Vieira e Seu Conjunto. Lauro Honório (guitarra base), Luís Poça

(teclado), Dejacir Magno (vocal) e Idalgino Cabral (baixo) gravaram vários dos LPs do criador da guitarrada, lançados entre os anos 1979 e 1990, e só retomaram a carreira em 2011, mais uma vez para acompanhar Vieira. Em 2015, eles gravaram o primeiro CD, com produção musical e participação do mestre, dando inicio a carreira autoral do grupo.




Atualmente, Os Dinâmicos, que adotaram ainda um subtítulo, Raízes da Guitarrada, trazem na formação também Jairo Rocha (bateria) e, apresentando, o jovem Guten Berg (guitarra solo). Além do show, o grupo prepara um novo disco para ser lançado em 2020, com repertório totalmente autoral, novos arranjos e uma cara própria.



Lauro Honório, Luís Poça, Idalgino Cabral e Dejacir Magno também comemoram o sucesso da série de animação intitulada “Os Dinâmicos”, inspirada em diversas músicas de Vieira e Seu Conjunto, sendo obra de homenagem a eles e Mestre Vieira. O projeto foi selecionado pelo Edital de financiamento PRODAV-8/FSA/Ancine. Trazendo 13 episódios de 5 minutos, com direção de Luciana Medeiros e Afonso Gallindo, teve produção executiva da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia. Já foi exibida em TV Públicas e Universitárias e ganhou exibições públicas em Barcarena, Santa Luzia e Belém.




“É muito gratificante esse trabalho. Eu nunca imaginei que um dia poderia me transformar em desenho animado”, conta Dejacir Magno, o primeiro vocalista de Vieira e Seu Conjunto e o primeiro cantor a gravar uma lambada, segundo o pesquisador Saulo Caraveo, que recentemente defendeu sua dissertação de Mestrado sobre a guitarrada paraense.




Para Lauro Honório, a continuidade da banda e a animação são maneiras também de manter viva a obra de Vieira. “Para este pré-reveillon da Lambateria Casa de Dança pretendemos mostrar o melhor da guitarrada, ritmo que agente contribuiu muito com o Vieira, mas também terá um repertório com músicas paraenses famosas”, diz o guitarrista.




O suingue da música negra e paraense será foco do Eddie Pereira, um dos DJs fundadores do Coletivo Black Soul Samba, que acabou de completar 10 anos de resistência na cidade. “Para mim, é uma honra tocar neste pré-reveillon, junto a esses músicos que possuem uma histórica importante no cenário da música paraense”, diz Eddie.



Serviço

Show “Os Dinâmicos – Raízes da Guitarrada”. Dia 28 de dezembro, na Lambateria, a partir das 23h. A casa abre 21h, com música eletrônica e participação do DJ Eddie Pereira. Ingressos R$ 25,00 na bilheteria ou pelo sympla. Lambateria Casa de Dança – Rua 28 de setembro, 1155, entre Doca e Quintino – Reduto. Mais informações e contato para shows: (91) 98134.7719/98409.2686.


Texto: Luciana Medeiros (HOLOFOTE VIRTUAL)

8 visualizações