
A Mostra de Música Lambateria de Verão segue nesta sexta, 16 de julho, e vai reviver as Sextas Bregosas da Lambateria com a apresentação de Lucyan Costa. Em formato de programa de internet, a Lambateria de Verão é uma mostra de música que mostra a diversidade da música dançante paraense e traz também receitas, dicas de dança e clipes. O projeto selecionado pela Lei Aldir Blanc Pará vai ao ar nas sextas de julho às 19h30 no Youtube da Lambateria.
Idealizado para levar entretenimento ao público, incentivando a permanência em casa, evitando aglomeração, a Mostra Lambateria chega ao terceiro programa que terá como atração o cantor e compositor paraense Lucyan Costa. O artista apresenta pela primeira vez o show do disco “A Volta do Brega Raiz”, lançado em maio deste ano. O repertório de Lucyan vai trazer as dez canções do disco que traz músicas de sua autoria e de alguns parceiros e que resgata a sonoridade do Brega feito no Pará nas décadas de 80 e 90. O disco é resultado de uma pesquisa musical que mergulhou fundo nesse período e teve como referência artistas como Magno, Adilson Alcântara e Mauro Cotta.
“É muito bacana fazer o primeiro show do meu disco na Mostra Lambateria de Verão. Durante toda essa pandemia, nós seguimos produzindo: seja fazendo live, gravando e trabalhando em clipes e, no meu caso, lançando meu primeiro disco, um trabalho autoral que segue a linha do que eu gosto de ouvir e cantar: o Brega Raiz. Tô ansioso pra ver esse programar no ar, espero que o público goste”, conta Lucyan.
Quem quiser ir entrando no clima, o perfil da Lambateria no Spotify disponibilizou uma playlist com músicas autorais e influências musicais de Lucyan Costa.
Nesta sexta, a chef Cássia Faria (@cassiafariagastronomia) volta a ensinar uma de suas receitas. Desta vez, ela ensina como fazer um petisco de caranguejo. Já o professor Rolon Ho (@rolon_ho) compartilha com a gente algumas dicas de Brega, que é o gênero musical que domina a noite. Já o DJ Zek Picoteiro encerra com uma seleção de clipes de artistas paraenses.
Ao todo, a Mostra terá cinco programas musicais que serão exibidos no Youtube da Lambateria, reunindo artistas paraenses que seguiram produzindo durante a pandemia e que tenham um repertório dançante composto por gêneros musicais latino-amazônicos como Lambada, Guitarrada, Brega, Carimbó, Cumbia e Merengue e com um trabalho autoral.

Inclusão – Umas das propostas da Mostra Lambateria de Verão é a acessibilidade e por isso o projeto traz a tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), seguindo a recomendação da Norma ABNT NBR 15.290/2005, que estabelece que o tamanho da janela de Libras deve ter no mínimo, a metade da altura e um quarto da largura do televisor, apenas um dos pontos para uma boa visualização dos sinais, entendimento do conteúdo e acesso à informação. A intérprete responsável pelo projeto é Silvany Risuenho, profissional reconhecida na Comunidade Surda paraense
Encontros virtuais – O projeto Lambateria de Verão prevê ainda a realização de três encontros virtuais gratuitos na segunda quinzena de julho. A oficina “Produção e Organização de Conteúdo para Divulgação”, voltada para artistas e produtores que desejam melhorar a divulgação de seu trabalho, ministrado pela jornalista Sonia Ferro; o bate-papo “A Música Paraense e a Inovação na Música Brasileira” que contará com participação de Félix Robatto e Bruno Benitez voltado para estudantes de música e aula show de Lambada para grupo de idosos.

Serviço: O quê: Mostra de Música Lambateria de Verão
Quando: Sextas de julho (16, 23 e 30) às 19h30
Onde: Youtube da Lambateria Belém / Confira a programação em lambateria.com
Texto e Informações: Sonia Ferro - Lambada Produções (91) 98026-1595 (Wapp)