top of page

Jornalista paraense, Taion Almeida, lança romance na Feira do Livro 2021

#Livro

Imagem: Lorens Rodrigues / Divulgação.

"Pedra Preciosa ou A Incrível Aventura Que O Garoto Heliodoro Viveu Após Ouvir A Música Misteriosa Que Emanava da Floresta”, do jornalista Taion Almeida, é uma das 11 obras contempladas pelo Prêmio Dalcídio Jurandir 2019 e será oficialmente lançado em cerimônia oficial na Arena Principal do evento na tarde do dia 4 de Dezembro, sábado.




Sem medo de arriscar em seu primeiro trabalho como romancista, Taion Almeida diz que o subtítulo da obra foi escolhido propositadamente longo: “O subtítulo é importante para fazer um jogo com o leitor. Quando você termina de ler ele inteiro você praticamente já está dentro da história e tudo começa a fluir naturalmente”. Inspirada em obras como A História Sem Fim, Anne de Green Gables e Meu Amigo Totoro, Pedra Preciosa é o primeiro romance do jornalista Taion Almeida. Ele explica que a obra surgiu do desejo de escrever para o público infantil enquanto cativava adultos.




SINOPSE - Na cidade de Pedra Preciosa o menino Helinho trabalha pesado com a mãe na fábrica de geleias mesmo nas férias! A vida dura é esquecida quando um som hipnótico invade o local vindo da floresta ao lado. Que som maravilhoso! Quem o tocava se ninguém morava lá? Com a ajuda de sua fiel amiga Ágata, o garoto parte para aquela que seria a maior aventura de sua vida! Um turbilhão de emoções, descobertas e magia o aguardam.





Um ano depois, enquanto a recém criada Editora Dalcídio Jurandir e os autores definiam

detalhes para a publicação das obras a pandemia de Covid-19 estourou mundo afora e todo processo editorial sofreu intensos abalos. “Acho que todos fomos afetados de uma forma muito intensa e inescapável. Eu mesmo adoeci no auge da primeira onda e tivemos dias terríveis. Em um ambiente de tanta insegurança e incerteza não fazia sentido pensar em lançar um livro que não atingiria seus leitores. Não dava pra lutar contra a realidade, era preciso esperar” comenta.




Ao longo da pandemia Taion disse que não conseguia ler ou escrever como antes. Muito

abalado pelo ambiente que se instaurou com a pandemia, a única obra que ele conseguiu tocar adiante foi Pedra Preciosa. “Esse livro foi a minha centelha de esperança nesses dias sombrios pela quantidade de pessoas importantes na minha vida que apoiaram e estimularam a continuar trabalhando sobre ele. Sentia que pudesse lançá-lo estaríamos num mundo bem melhor do que o que vivíamos então. Esse momento está aqui e é para essas pessoas que não me deixaram sucumbir que eu dedico essa obra.” comenta.



Arte da Capa: Sérgio Fiori / Divulgação.


NOITE DE AUTÓGRAFO : Antes da solenidade de lançamento quem quiser adquirir seu exemplar de Pedra Preciosa e conversar com o autor terá a oportunidade na Noite de Autógrafos, dia 02 de Dezembro, quinta-feira. Além de Pedra Preciosa estará a disposição para venda e autógrafos o livro "Pelos Caminhos do Rio Envelhecido" do escritor João Gabriel dos Santos Brito. Durante as tardes e noites da Feira do Livro e Multivozes o estande da IOEPA fará o pré-lançamento das obras contempladas com o Prêmio Dalcídio Jurandir 2019 nos horários de 16h, 18h e 20h. Para a noite do dia 2 os autores prometem algumas surpresas para os presentes.




SOBRE O AUTOR - Taion Almeida nasceu em Porto Velho, Rondônia, em 1985, mas vive em Belém há 31 anos. Com tantas vivências na terra do Açaí, Carimbó, Círio e Re-Pa, hoje é um paraense por adoção. Bacharel em Jornalismo pela UFPA e Técnico em Cenografia pela ETDUFPA, trabalhou principalmente como redator de jornais impressos, o que lhe permitiu apurar a escrita e a habilidade de “contar histórias interessantes”. Sua relação com a literatura ganhou força a partir de 2017, quando escreveu a coletânea de contos “O Nó da Amarração & Outras Histórias”. Em 2018 surge o romance de terror Bar Getsêmani. “Pedra Preciosa” não é apenas sua primeira obra impressa, mas também a primeira visando o público infantojuvenil. Mesmo com uma bibliografia ainda modesta, suas obras buscam reunir temáticas, vivências e dinâmicas regionais com uma estética universal.





Serviço: LANÇAMENTO de PEDRA PRECIOSA na Feira do Livro E Multivozes 2021

/Local: Arena Guilherme Paraense, “Mangueirinho” (Espaço: Arena Principal) ENDEREÇO:

Rod. Augusto Montenegro, 524, bairro Castanheira. DATA: 04 de dezembro (sábado)

HORA: 16:30h. CONTATOS: (91) 98135-7383 @taionalmeida.



Texto: Assessoria de Imprensa



Palavras-Chaves


Livro

bottom of page