Jardim Percussivo lança álbum com documentário e songbook

#Album

Imagem: divulgação.


Desde o final de março (26) está em todas as plataformas de música o álbum “Jardim Percussivo Vol. 2”, um trabalho que chegou acompanhado por um e-book, contendo o songbook do disco, e um minidocumentário, com registros feitos durante o processo de aprendizado e resultados do projeto.




É o segundo álbum do Jardim Percussivo, grupo que chegou a ter 10 e 15 jovens, mas desta vez, desenvolvendo o projeto em parceria com a Escola de Música da UFPA, o Jardim Percussivo contou com a participação de três alunas do curso de licenciatura em

música e com a coordenação acadêmica da professora Ana Maria Camargo, que também tem formação em percussão. Loba Rodrigues, Hannah Maia e Roberta Evi foram as bolsistas do projeto, em que tiveram aulas práticas com Márcio Jardim, passando por todo o processo de ensaios, estudos e gravação em estúdio.




O trabalho contou ainda com a produção musical do músico percussionista e produtor cultural Carlos “Canhão” Brito Jr., que já acompanha o projeto desde 2015. O Jardim Percussivo surge quando Márcio Jardim, um dos fundadores do Trio Manari, reuniu, pela primeira vez, em um estúdio improvisado nos fundos de sua casa, no bairro da Pedreira, em Belém, um grupo de jovens de baixa renda para ensiná-los a tocar percussão, além de apresentar-lhes os percursos da música, com a experiência do estúdio e das apresentações.





Os meninos e meninas foram chegando e o grupo foi um dos convidados do festival Sonido, realizado pela Se Rasgum Produções, em 2016. E já havia um videoclipe no canal de Youtube, de uma das faixas do primeiro CD que foi lançado em 2017, com um show no Teatro do Sesi, o primeiro CD. Naquela ocasião, houve apoio de amigos e aos poucos ganhou reconhecimento no meio cultural. Em 2019, com o apoio financeiro da Emenda Parlamentar do então Deputado Federal Edmilson Rodrigues, foi possível realizar este novo projeto.





Serviço: Jardim Percussivo Vol. 2. Disponível em todas as plataformas de música. Vejam o minidocumentário no Canal de Youtube do Jardim Percussivo e leiam o e-book na

plataforma Issuu. Instagram (@jardimpercussivo).



Texto: Luciana Medeiros (Holofote Virtual - @holofote_virtual)


Palavras-Chave