Inscrições: Tarcísio Ribeiro realiza oficinas de pintura em Bragança

#OficinasDePinturas #TarcisioRibeiro


Pintura Tarcísio Ribeiro - Imagem: divulgação.


Estão abertas a partir desta quarta-feira, (02/09), as inscrições para as oficinas do projeto “Bragança, uma pintura”, do artista plástico Tarcísio Ribeiro, premiado no edital Preamar de Cultura e Arte, do Governo do Estado do Pará – por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A proposta é reunir pessoas em torno da pintura e do propósito de construção coletiva de um painel políptico - formado por mais de três quadros. Ao todo, serão oito oficinas ministradas gratuitamente, sempre aos sábados, das 15h às 18h30, para moradores da cidade de Bragança. O formulário de inscrição será disponibilizado nas páginas do projeto no Facebook e Instagram, com limite de 20 vagas imediatas e 10 reservas.





Além de juntos construírem cada peça deste painel, Tarcísio propõe que cada encontro (oficina) também seja um momento para partilhar ideias, propiciar a interação entre seus conterrâneos - sendo ele também um artista bragantino. “Ao final das oficinas haverá café, lanche e bate-papo”, diz ele, proprietário do Magro - Caldos artesanais, um combinado de restaurante e galeria de arte. O projeto ainda prevê a realização de um evento em um lugar público, com apresentação musical e exibição do painel resultante das oficinas. “A intenção é reunir as pessoas, com segurança, presencialmente e em meio digital”, projeta o artista, que também irá compartilhar nas redes sociais todas as etapas do projeto.



Pintura Tarcísio Ribeiro - Imagem: divulgação.


Segurança - As oficinas serão realizadas presencialmente, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa Maria Jose dos Santos Martins (Maricotinha), em Bragança, por isso o número limitado de alunos, de forma a cumprir as recomendações de segurança, em prevenção à covid-19. Os alunos deverão estar cientes de regras como o uso de máscaras, de distanciamento recomendado dos outros participantes e higienização constante das mãos e materiais utilizados. A atividade também será limitada a maiores de idade (18 anos).


Tarcísio Ribeiro - Imagem: divulgação.


O Artista - Tarcísio Ribeiro, 53, nasceu em Bragança, filho de pai comerciante e mãe professora. Mudou-se para Belém em 1984 para cursar Estatística, na Universidade Federal do Pará - UFPA. Apesar de seguir carreira em sua área de formação trabalhando em importantes instituições do estado, como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ele já tinha um envolvimento intenso com a pintura. Suas primeiras exposições foram “Uma Obra Só”, em 1996, “Paciência” e “Centro Nervoso de Paciência”, em 1998. De lá pra cá, foram 10 exposições em 15 anos, passando por locais como Estação das Docas e a UFPA. Em 2019, ele abriu o restaurante Magro - Caldos artesanais, que funciona em uma galeria de arte, com exposição permanente de suas obras.



Serviço - Oficinas do projeto “Bragança, uma pintura”. Inscrições: De 02 a 11/09, pelo

Facebook e Instagram (@bragancaumapintura), Quanto: Gratuito. Vagas: 20 imediatas e 10 reservas (apenas para maiores de 18 anos). Aulas: Aos sábados, de 12/09 a 31/10, das 15h às 18h30, na EMEF Profa Maria Jose dos Santos Martins, em Bragança.


Texto: Assessoria de Comunicação (91) 99940-9715.

104 visualizações