IFPA realiza o "I Café com Letras" com a presença de escritores da região

Atualizado: Abr 6

#VemproCafecomLetras


Imagem: divulgação.

O “I Café com Letras” será realizado nesta quinta-feira (05), das 15h às 18h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém - IFPA, com o tema: "A literatura na Amazônia vive sim, e estamos aqui!" e terá a participação de autores paraenses que vão falar de suas produções literárias. O evento será no auditório central do campus, com atrações culturais e expositores. Entrada Livre.




O Encontro vai abordar a importância do tema, reforçando que a Literatura da região é de forte expressão amazônica, mas especificamente, a do Pará, que tem representantes conceituados e mestres na arte de escrever, porém, pouco lidos.”Por isso, qualquer espaço que se abre para esses autores que falam de nossa cultura é de extrema necessidade e importância”, comenta a docente do curso de Letras do IFPA, Nellihany Soares, que faz parte da coordenação do evento.





Estarão presentes no encontro os escritores: Alfredo Garcia, Juraci Siqueira, Paulo Maués, Paulo Nunes e Salomão Laredo que vão falar acerca de suas produções. “Cada autor pode escolher sobre o que quer abordar, por exemplo: Alfredo Garcia, vai falar sobre seu romance "Enquanto meu pai morre"; Salomão Laredo, vai expor sobre seu romance "Olho de boto", uma história de homoafetividade. Enfim, cada um trará um assunto que considere importante sobre seu trabalho”, explica a coordenação do encontro.




O “I Café com Letras”, intitulado: "A literatura na Amazônia vive sim e estamos aqui!", nasceu como parte do processo avaliativo da turma do 4° semestre de Letras, dentro da disciplina de Literatura da Amazônia. O objetivo era reunir parte dos escritores pesquisados ao longo da disciplina para um momento de conversa e exposição da pesquisa realizada. No entanto, como houve boa aceitação do público diante do tema, e o que era um evento pequeno, acabou transformando-se em algo maior, com a adesão de cinco escritores.




O Café com Letras marca o início das atividades do grupo de pesquisa sob a coordenação da professora Nellihany Soares, que denominado " Conhecendo a literatura paraense: da prosa a poesia". Com os alunos-pesquisadores da mesma turma que promove o evento junto com a coordenadora do encontro e docente do Curso de Letras do IFPA, Érica Nascimento. A ideia é que aconteçam outras edições do evento, a expectativa é trazer, numa próxima realização, autoras paraenses.


Serviço:

“I Café com LETRAS”, com a presença dos escritores: Alfredo Garcia, Juraci Siqueira, Paulo Maués, Paulo Nunes e Salomão Laredo.

Data: 05 de março de 2020, das 15h às 18h.

Local: IFPA - Campus Belém, no auditório central.

Entrada Livre


Texto: Walace Ferreira (Estante Cultural)


912 visualizações