top of page

Guitarrista Marcelo Pyrull lança álbum inspirado no modernismo.

#Música

Imagem: Eunice Pinto / Divulgação.

“AC DC – Antes da Chuva, Depois da Chuva”, de Marcelo Fernandes “Pyrull”, traz oito composições instrumentais produzidas sob a influência do Modernismo Brasileiro, sendo realizado com o Prêmio de Música – Lei Aldir Blanc Pará. O pré-lançamento foi em novembro, com duas palestras na Fundação Carlos Gomes e no Sesc Casa de Música. As faixas já estão disponibilizadas no Youtube e no início de 2022 o disco estará em todas as plataformas de streaming. O show de lançamento do CD físico está previsto para fevereiro, durante as comemorações do centenário da semana modernista.




Neste primeiro disco solo, a pluralidade da Estética Modernista Antropofágica ressoa a partir/através de dois instrumentos de predileção de Marcelo Pyrull: a guitarra e o violão. “É necessário ressaltar, porém, que o AC DC não é um disco de música moderna no sentido histórico tradicional, mas um álbum recheado de menções ao modernismo, da essência, da inspiração e influências modernistas”, avisa o compositor.




Transitando entre luminosidade e amenidade, as composições desvelam ainda as singularidades estéticas do Odivelismo, na arte concebida pelo artista visual AndSantos, inspirado nos costumes do povo do interior. O projeto gráfico é assinado pela artista visual Carol Abreu. O álbum foi gravado no Studio Z e contou com a participação da Banda Jardim Percussivo.





“É um momento muito importante não só na minha carreira de compositor, mas de pesquisador na área da arte educação e cultura, já que o álbum tem relação íntima com o movimento modernista brasileiro. Embora existam inúmeras pesquisas, teses e dissertações sobre a Semana de 22 e suas fases subsequentes, também existem lacunas à luz das questões contemporâneas, da questão da miscigenação brasileira como temática e marca do movimento, segundo especialistas”, diz Marcelo.




A gravação do disco solo chega em um momento também muito diferente do mercado da música com o streaming. Participar deste “novo” nicho mercadológico é novidade para Marcelo, enquanto artista solo. “Não é muito diferente da época do LP independente, ou seja, da filosofia ‘faça você mesmo’, mas é, talvez, a época mais globalizada de todos os tempos, porém um pouco mais democrática no sentido de que o streaming acabou com a guerra dos loudness e dos volumes, premissas de ‘qualidade’ da indústria cultural da fase anterior, embora continue a existir ferramentas de manipulação que refletem nos streamings”, reflete o músico.



Capa do Álbum - Imagem: divulgação.


AC DC – Antes e Depois da Chuva é também uma atualização de carreira, reunindo músicas cujos temas melódicos foram compostos por Marcelo Pyrull em épocas distintas, desde quando estava ainda no Mosaico de Ravena, mas que já traziam essa relação com o modernismo brasileiro. Por vários motivos, no entanto, nunca foram registradas antes como trabalho solo. “A pandemia mostrou a nossa finitude. A qualquer momento, no auge da carreira e da produção, poderíamos partir sem deixar nenhum registro, nenhum legado para as futuras gerações de músicos paraenses, para a academia. Isso me fez refletir e pesou na hora de decidir qual seria a estética do trabalho”, revela.




Marcelo Fernandes “Pyrull” tem formação técnica em violão, guitarra, regência e é bacharel em composição e arranjo pelo Instituto Estadual Carlos Gomes, Belém PA, onde cursa Regência. A carreira musical, porém, inicia um pouco antes quando ele passou a integrar a extinta banda Mosaico de Ravena, que se destacou no cenário paraense com a canção Belém Pará Brasil, música faixa do disco intitulado Cave Canem, gravado em 1992.




“2022 é o ano de conclusão de alguns projetos e início de outros. A ideia é terminar as gravações do AC DC II, a fim de circular com o show, participar de festivais etc. Pretendo montar um case para as apresentações que consistem em palestras sobre os processos criativos do disco e suas relações com o modernismo brasileiro em instituições, escolas e empresas”, conclui o músico.





Serviço: AC DC - Antes da Chuva, Depois da Chuva. Ouça as faixas na playlist do músico

no YouTube. Siga no Instagram: @marcelopyrull.



Texto: Luciana Medeiros (91) 98134-7719 (Holofote Virtual)




Palavras-Chaves





bottom of page