Grupo Sancari realiza 1º Festival de Carimbó online

#FestivalDeCarimbo #GrupoSancari


Imagem: divulgação.


No ano de 2020, o Festival Pau & Corda do Carimbó poderá ser assistido por pessoas do mundo inteiro que estejam conectadas na rede mundial de computadores. Em sua décima segunda edição, o projeto realizado pelo Grupo de Carimbó Sancari, sai das ruas da Travessa Álvaro Adolfo, na Pedreira, e pela primeira vez ocorre de forma on-line.



A programação com duração de uma semana, terá transmissão pelo Youtube, do dia 22 ao dia 29 de agosto, será diversa e irá incluir atividades infantis e brincadeiras com o personagem Pirô, e contação de histórias com Lucas Alberto, do Casarão dos Bonecos. Também vai haver exibição de curtas que tem como temática a cultura popular. Oficinas

ensinando fazer maracás e a dançar carimbó serão disponibilizadas. Vai haver Live Show com os grupos de dança Free Dance, Senta Peia, Sabor Marajoara, Carimbó Som do Pau Oco, Grupo de Carimbó Estação Capanema, Mestre Chico Malta, Silvan Galvão, Mestre Paulinho Barreto, Tarubá e Xuatê Carajás.



Logo do Festival Pau & Corda do Carimbó. Arte: Janayde ArtBelem / Designer: Marciney Costa - Divulgação.

A primeira Live Show será transmitida no dia 22, a partir das 16h, serão seis grupos parafolclóricos convidados, além do Grupo de Carimbó Sancari. Durante a semana, oficinas serão disponibilizadas no canal do Youtube Festival Pau & Corda do Carimbó. Vídeo aulas que ensinam como produzir um colar Marajoara, grafismo Marajoara em cuia, a Maracá e até como dançar o Carimbó serão disponibilizadas. Dia 29 a

programação do festival será encerrada com mais uma Live Show, dessa vez com a participação dos grupos de “Carimbó raíz”.




Para a dançarina do Grupo de Carimbó Sancari há mais de uma decáda, Lucieth Pantoja, ensinar na internet não foi um desafio, mas uma necessidade. “Devido a pandemia mundial nada poderia ser ao vivo. Então eu não vi como um desafio mas como um novo local onde toda as pessoas estão migrando, inclusive nós da arte. Além disso esse conteúdo ficará disponível para todos, afinal tem muita gente que é do nosso

estado mas desconhece a história do carimbó, a indumentária e as diferenças”, explica a bailarina.




O Festival Pau & Corda do Carimbó é uma iniciativa coletiva e ocorre há mais de dez anos nas ruas passagem Álvaro Adolfo. Moradores da travessa localizada no bairro da Pedreira e integrantes do grupo de carimbó tradicional Sancari, a iniciativa envolve amigos que se conhecem e trabalham em prol da Cultura há muito tempo. Para Jason Leão, um dos coordenadores do projeto e fundador do grupo Sancari aponta as novidades desta edição. “A expectativa é muito grande por que a primeira vez que vamos fazer um negócio desse e sempre que é a primeira vez dá uma tensão. A reunião de vários grupos num festival desse tamanho é maravilhoso e eu tenho certeza que nós vamos arrebentar”, afirma.



Imagem: divulgação.

“Estou Ansiosa, saber que é uma enorme responsabilidade realizar este festival com todo esse problema de saúde no mundo todo. Porém, as vezes as portas se fecham mais muitas janelas se abrem. O festival este ano vai ser on line e a vantagem é que todos irão poder assistir pelos canais do YouTube ou Facebook sem sair de casa. Estaremos alcançando mais pessoas, mais estados. Confio na produção e nos grupos que são parceiros, sei que estou cercada de pessoas que tem o mesmo carinho e respeito pela Cultura popular e tradicional de nosso estado e confio em Deus. Espero confio que este primeiro festival Pau e corda do Carimbó vai superar todas as expectativas”, finaliza a produtora e idealizadora do festival, Neire Rocha.



Respeitando as medidas de segurança de saúde orientada pela Organização Mundial de

Saúde, os grupos irão enviar seu vídeos gravados e outros irão participar através de lives como convidados remotos.


Programação festival Pau & Corda do carimbó 2020


1° Dia do Festival

Sábado, 22, a partir das 16h

  • Carimbó Sancari (Pedreira)

  • Companhia de dança Free Dance ( Benguí)

  • Sabor Marajoara.

  • Canto do Aracuã do bairro do Benguí.

  • Grupo de carimbó Som de Pau Oco.(Belém)

  • Banda Senta Peia.

  • Grupo de Carimbó Estação Capanema.

Dia 23/08 -15h - Live com contação de história (Hudson) e Casarão do Boneco

24/08 - 18h - Postagem do vídeo da Atividade de Reciclagem (Lucas, do Casarão dos

Bonecos)

25/08 - 18h - Postagem do vídeo da Oficina de dança

26/08 - 18h - Postagem do vídeo da Oficina de Confecção de maracá

27/08 - 18h - Postagem do vídeo da Oficina de grafismo em cuia

28/08 -18h - Postagem do vídeo da Oficina de confecção de colares marajoaras


Encerramento

Sábado, 29, das 16h às 22h


  • Roda de curimbós no pé do mastro

  • Grupo de Carimbó

  • Mirim de Fazendinha/Mestra Claudete de Marapanim.

  • Grupo de Carimbó Frutos da Terra/ Marapanim.

  • Xuatê Carajás/Parauapebas

  • Regional Tarubá da Ilha de Caratateua/ OUTEIRO (video).

  • Grupo de dança Jardim das Rosas / Marituba.

  • Silvan Galvão, mestre Paulinho Barreto e Mestre Chico Malta de Santarém/

  • Alter do Chão

  • Carimbó Sancari


Texto: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

66 visualizações