Grupo de Teatro Expressões Humanas apresenta “Orlando”


Espetáculo Orlando - Foto: Carol Veras e Diego Souza

Nesse final de semana, (12 a 14 de julho), chega a Belém o espetáculo “Orlando”, uma realização do Grupo de Teatro Expressões Humanas, vindo diretamente de Fortaleza. A apresentação faz parte da circulação realizada pelo grupo nas cidades de Belo Horizonte/MG, São Luis/MA e Belém/PA, pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura. Além disso, o grupo realiza oficinas de Teatro Ritual e rodas de intercâmbio com grupos locais. As atividades serão realizadas no Teatro Universitário Cláudio Barradas. Classificação 16 anos.



O espetáculo nasceu a partir da obra homônima de Virgínia Woolf e envereda pelos monólogos interiores do personagem utilizando-se da transversalidade da encenação, pontuada pela música, poesia e memória. A palavra se apresenta forte e protagonista na cena, em meio a um espaço cênico quase vazio que espera ser preenchido por um fluxo transitório de narrativas e personagens. Entre cenas dramáticas e cômicas, os figurinos e adereços compõem o cenário e a trajetória de Orlando, sem respeitar as convenções das épocas.



Espetáculo Orlando - Grupo de Teatro Expressões Humanas - Foto: Carol Veras e Diego Souza


Em sua trajetória o personagem atravessa mais de três séculos, ultrapassando as fronteiras físicas e emocionais entre os gêneros masculino e feminino, traçando uma profunda, mas também, uma divertida discussão sobre a sexualidade humana. Como um ideal de ser, andrógino e artista, busca entender as inconstantes transformações da vida, da arte e do amor.



Orlando é um ser imortal, que ao longo de quarto séculos vive a experiência de ser homem e mulher sem perder a consciência de sua identidade. Amante das artes transgride o tempo, o espaço e as convenções dos gêneros, na perene busca pelo sentido da vida, da arte e do amor.



“O espetáculo Orlando escolheu as cidades levando em consideração, principalmente, o ineditismo do grupo em regiões tão distintas do Brasil. Belém é uma cidade que tem muito que inspirar já que o Expressões Humanas tem na sua pesquisa o teatro ritual e a causa indígena foi mote do último espetáculo ́Iande Tekowa ́”, declara o produtor do grupo, Rogério Mesquita.



Espetáculo Orlando - Grupo de Teatro Expressões Humanas - Foto: Carol Veras e Diego Souza

Além disso, a circulação do grupo procura criar pontes, estabelecer novos contatos e pautar outros circuitos, para isso será realizada uma vivência em teatro ritual e um intercâmbio com os artistas locais. Ambas atividades serão gratuitas e realizadas no Teatro Universitário Cláudio Barradas.





Sobre o Grupo


O Grupo Expressões Humanas iniciou sua trajetória em janeiro de 1990, como um grupo de teatro experimental, procurando contribuir para a difusão e discussão do fazer teatral e do papel do artista e da arte em nossa sociedade. Ao todo em seu currículo o grupo possui 18 trabalhos encenados e inúmeras participações em festivais e mostras de teatro e cultura.



Serviço:

Circulação Orlando 2019

Data: 12 a 14 de Julho, às 20h

Local: Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel,

no 546)


Ingressos: R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia) - Vendas nas

bilheterias do teatro


Classificação: 16 anos


ENTRADA GRATUITA PARA PESSOAS TRANSGÊNERO



Oficina


Vivência em Teatro Ritual

Data: 13 de julho, de 13h às 17h

Local: Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, no 546)

20 vagas!


Sobre a oficina: A vivência investigará elementos do Teatro Ritual, com o intuito de despertar as potencialidades do artista criador através da conscientização dos variados campos de percepção e da dilatação de tempo e espaço.

Facilitadora: Marina Brito


Intercâmbio

Intercâmbio com Grupos Locais

Data: 14 de julho, às 15:30h

Local: Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, no 546)


Texto: Assessoria de Comunicação

Fotografias: Carol Veras e Diego Souza

15 visualizações