Grupo Cuíra apresenta o espetáculo Joana durante todo o mês de maio

#Teatro

Imagem: Giselle Moreira / Divulgação.

Uma mulher correndo mundo chega ao interior do Pará que, de repente, é invadida por milhares de pessoas para a construção de uma usina hidrelétrica. Esta é a história de Joana, contada pelo Grupo Cuíra em espetáculo homônimo durante todo o mês de maio, de quinta a domingo, na Casa Cuíra, com ingressos à venda pela plataforma Sympla.




A construção da hidrelétrica de Tucuruí e as profundas transformações da cidade neste período são o cenário da história de Joana, vinda do interior de Goiás para se prostituir na cidade promissora. Ali ela se torna uma rainha, dona do bem e do mal, a mais famosa prostituta do lugar, porém após a construção nada será como antes, todos vão embora e abandonam uma Joana sobrevivente para contar a sua história e dos anos de glória daquele lugar.




Joana existe, é uma história real, transformada em dramaturgia pelas mãos de Edyr Proença (@edyaugusto) a partir do depoimento da mulher enviado a ele por um amigo. "É a apresentação de um ser humano despreparado para quase tudo, que se vê em uma situação de grande luxo e sucesso e depois despenca. É um texto que tem um humor ácido, momentos tristes e momentos alegres", conta o dramaturgo.





A atriz Zê Charone (@zecharone) dá vida à personagem no monólogo e pontua as características que imprimem a sua atuação. "Esta é a história de uma mulher que tem uma vida que não é legal, uma vida pobre e sacrificada, mas que possui uma alegria de viver, é uma delícia de contar", conta a atriz.




O impacto de trazer uma história verídica, de alguém que está vivo, traz também a responsabilidade de se retratar o outro com humanidade, assumida com maestria pela experiência de Olinda Charone na direção. “Num primeiro momento foi muito impactante para mim me deparar com a história e observar esta personagem enquanto mulher, trabalhadora, sofrida, mas que carrega uma certa leveza e dirigir mais uma vez a Zê (Charone) me trouxe a oportunidade de pesquisar e colocar muito da vida e experiência da atriz em cena também, o que foi muito significativo e prazeroso”.




A história de Joana repete o que tantas vezes acontece às pessoas que, de repente, têm diante de si oportunidade de brilhar intensamente sem qualquer preparação para isso, e depois de tudo, voltam a não ter nada, mas agora tendo às costas todo o sofrimento do depois, as lembranças, arrependimentos e sonhos. Tudo isto tendo Tucuruí como pano de fundo.





SERVIÇO: Espetáculo Joana, do Grupo Cuíra

Dias 5, 6, 7, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio. Horário: Sempre às 20h. Local:

Casa Cuíra (Rua Dr. Malcher, 257 – Cidade Velha).

Ingressos Disponíveis no local e pela plataforma Sympla - Informações: (91) 99333-9272 ou pelo Instagram @casacuira.


Texto: Leandro Oliveira (Assessoria de imprensa)


Palavras-Chaves