Fotoativa promove mais um Saraus da Memória


Saraus da Memória - Imagem: divulgação.

Nesta terceira edição do projeto Saraus da Memória, encontro mensal em comemoração aos 35 anos de Associação Fotoativa trazendo a memória viva de pessoas que fizeram parte desta história, acontece no próximo dia 16 de outubro, às 19h, na sede da Associação. Para este encontro estão confirmadas as presenças de Ana Catarina, Elza Lima, Jorane Castro e Luiz Braga, e mediação por conta de Miguel

Chikaoka e Camila Fialho, coordenadores do projeto.




Cada encontro propõe um conjunto de imagens e fotografias do acervo da Fotoativa que é projetado como dispositivo de memórias para guiar a conversa entre os convidados. Nesta edição o projeto centra nas ações e desdobramentos do Grupo Fotoficina (1982-1984), em dois tempos paralelos: abordará as últimas edições da Fotopará – Mostra Paraense de Fotografia (1982-1984), até a constituição e atuação do Grupo Fotopará (1984- 1986) com a I Jornada Fotográfica 24 Horas de Belém e os projetos Autografias e Rio Abaixo/Rio Acima.




Em outra linha paralela, será abordada as articulações do Núcleo de Oficinas Fotoativa do Grupo Fotoficina com o projeto Fotoativa Cidade Velha. Neste cruzamento de tempos e projetos teremos ainda a memória da organização e participação dos fotógrafos paraenses nas III, IV e V Semana Nacional de Fotografia, promovidas pela Funarte. Além dos convidados, todos os presentes podem participar ativamente com falas, memórias e contribuições sobre a época e os projetos discutidos.


Fotoativa - Imagem: divulgação.


Os SARAUS DA MEMÓRIA são encontros culturais, amplamente divulgados e abertos à participação do público, para os quais personagens importantes que direta ou transversalmente contribuíram com a história da Fotoativa serão convidados a trazer suas memórias vivas, tendo como potência articuladora um conjunto de imagens estrategicamente extraídas do acervo fotográfico da Associação. Estes encontros serão registrados em áudio e vídeo para posterior construção de uma publicação/documentário mais consistente sobre este percurso.



SERVIÇO

Saraus da Memória com Ana Catarina, Elza Lima, Jorane Castro e Luiz Braga.

Dia e Horário: Quarta-feira, 16 de Outubro às 19h.

Local: Fotoativa, Praça das Mercês, n° 19, Comércio.

Entrada GRATUITA


Texto: Comunicação do evento

18 visualizações