Filme de Mina Rad encerra Festival de Filme Etnográfico e Colóquio de Antropologia


Filme: L'AVENIR DU PASSE, PIERRE ET YOLANDE PERRAULT - Divulgação

O II Festival do Filme Etnográfico do Pará e o I Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia encerram neste domingo com o lançamento no Brasil do Filme “L’avenir Du Passe, Pierre Et Yolande Perrault” De Mina Rad. Após a exibição do filme haverá ainda uma conversa com a própria Mina que está em Belém. O filme será exibido às 19h30, de domingo dia 10, no Sesc Ver-O-Peso.



Mina Rad fez um longa documentário sobre o encontro dela com os significados apontados nos filmes do documentarista Pierre Perrault. O cineasta é um dos pilares do Cinema Documental e aproximou a realizadora Mina Rad da vida e da cultura dele em Quebec, Canadá. Segundo ela, a maneira de fazer filmes de Perrault a perturbou pela capacidade de diretor de imaginar a identidade cultural de um território.


Alessandro Campos, um dos coordenadores dos eventos, conta que a realizadora fez um filme que traça um percurso muito sensível sobre a vida e a relação do documentarista com as pessoas além de explorar a forma diferente dele de documentar, uma forma que aproxima o documentarista do objeto documentado. “Esses clássicos fazem você pensar na importância deles e Mina Rad fez isso de uma forma muito sensível, diferente e ficou muito bom. O filme já foi premiado fora do Brasil e ele foi recebido em alguns festivais. “L’avenir Du Passe, Pierre Et Yolande Perrault” chega com exclusividade para o Pará e no circuito de festivais por aqui para depois ir aos outros festivais no País”, relata.


O II Festival do Filme Etnográfico do Pará e o I Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia terminam neste domingo, dia 10, com a premiação dos melhores filmes da mostra. Os eventos são promovidos pelo grupo de pesquisa em Antropologia Visual-Visagem e pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PGSA/UFPA.


Serviço:

Encerramento do II Festival do Filme Etnográfico do Pará e o I Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia

Dia: domingo (10/11) Hora: 19h30min.

Local: Sesc Ver-O-Peso (Av. Blvd. Castilhos França, 522/523 - Campina, Belém)


Texto: Marcia Lima - Jornalista (91) 98300-1636

22 visualizações