Festival Encontro das Águas terá exibição virtual com apresentação do Carimbó Raiz Unidos doParaíso

#FestivalEncontroDasÁgua


Imagem: Pierre Azevedo / Divulgação.

Financiado pelo Edital de Festivais Integrados – Lei Aldir Blanc (PA), a 3ª Edição do Festival Encontro das Águas acontecerá pela primeira vez em formato digital e será exibido na Facebook do grupo, às 18h, no dia 07 de agosto (sábado). O show, gravado no início de julho sem público por conta da pandemia, recebeu Mestres e representantes de grupos das águas doces e salgadas do carimbó ‘Pau & Corda' paraense.




"Santa Bárbara é minha terra, Santa Bárbara é o meu lugar, falamos de carimbó, xote também siriá", trecho da música “Santa Bárbara é minha terra”, de autoria de Mestre Cazuza, que começou a tocar em 1996 e se tornou autor das músicas interpretadas pelo grupo.





“Sempre tive o pé no chão e coloquei na minha mente que o carimbó um dia seria reconhecido, as pessoas teriam mais vontade de estar no grupo, de participar... e hoje, quando vejo o carimbó se expandindo, fico muito feliz. O que precisamos é nos unir cada vez mais. Eu sempre digo que a união é a força da Cultura Popular”, afirma Mestre Cazuza, que aos 75 anos, mesmo enfrentando problemas de saúde, não deixa de dedicar seu amor pelo ritmo de raiz. Mestre Cazuza é atuante na Campanha de Salvaguarda do Carimbó e por sua luta aguerrida recebeu em 2017 o Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).




O “Unidos do Paraíso” foi fundado por seu irmão, Ilson Freitas (85 anos), em 1995, e batizado com esse nome em referência à localidade de origem, a Comunidade do Novo Paraíso. Com quase 30 anos de tradição na Cultura Popular paraense, o “Unidos do Paraíso” ainda é o único carimbó do município de Santa Bárbara do Pará.



Imagem: Pierre Azevedo / Divulgação.



Mestre Ilson, que já foi lavrador e pescador, fez com suas mãos todos os instrumentos do grupo, das maracas ao curimbó. É percussionista e já atuou como instrutor de oficinas de construção de instrumentos e de palestras em escolas públicas. Desde 2005, Mestre Ilson é presidente da Associação dos Movimentos Folclóricos e Carnavalescos de Santa Bárbara. Foi por meio da associação que conseguiu recursos para realizar a primeira e segunda edições do Festival de Carimbó Encontro das Águas, nos anos de 2011 e 2013, respectivamente.




Cazuzinha, 28 anos, protagonista da nova geração do Unidos do Paraíso, coordenou a produção desde a elaboração do projeto, e também faz parte do grupo Unidos do Paraíso tocando maracas. Ele é a ponte entre a tradição do carimbó e as políticas culturais neste projeto.



Mestres Convidados: Luiz Gonzaga, do Carimbó Águas Lindas e Manoel Alexandre, do Carimbó das Flores - Ananindeua; Pedro Papo Fundo, de Maracanã;



Participações Especiais: Preto, de Fortalezinha; Mael Anhangá, do Grupo Cipó - Ananindeua e Priscila Duque, do Carimbó Cobra Venenosa - Icoaraci.





Serviço

III Festival Encontro das Águas de Santa Bárbara do Pará. Assista no Facebook Grupo Unidos do Paraíso.

Dia 07 de Agosto (sábado), a partir das 18 horas.


Texto: Priscila Duque (91) 98357-1216 (Comunicação)

149 visualizações