top of page

Festival dos Rios promove troca de vivências Bioeconômicas e Cultural em Santarém/PA

Amelias da Amazônia - Imagem: divulgação.

Promover a conservação da biodiversidade nas comunidades ribeirinhas dos rios da Amazônia e fortalecer os negócios criados a partir do uso sustentável de recursos naturais faz parte da missão do Festival dos Rios, que acontece de 09 a 12 de junho de 2022, em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA). O Regatão Cultural, em referência aos comerciantes que navegavam nos rios e igarapés em pequenas embarcações carregando miudezas, será uma oportunidade para 20 negócios comunitários que foram selecionados para a feira de bioeconomia.




“Os nossos ribeirinhos são agentes essenciais da bioeconomia, pois são eles, com o conhecimento empírico, que usufruem e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região, pois compreendem as peculiaridades da Amazônia. E quanto mais os incluirmos, estruturando essa cadeia de negócios e iniciativas, alcançamos o objetivo de fomentar prosperidade e dignidade para quem vive e mantém a floresta em pé”, destaca Marlena Soares, idealizadora do Festival dos Rios.




O evento ainda terá shows musicais e vai além no objetivo de amplificar as vozes das comunidades ribeirinhas, incluindo na programação fórum de debates, onde haverá troca de vivências como alternativa de fortalecer o protagonismo das comunidades.




O Regatão Cultural acontece na Toca do Tatu (Travessa Copacabana, no 1663), nos dias 10 e 11 de junho, das 9h às 20h e no dia 12 de junho, das 11h às 20h, com exposição e comercialização de produtos como biocosméticos, artesanatos, geleias de frutas da região, farinha e bejus, óleos essenciais, velas aromatizadas, pimentas, crochês, confecções, vestuário afro, eco copos e boroquinhas do festival etc.




O FESTIVAL DOS RIOS tem patrocínio da Natura, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear). Há mais de 20 anos a Natura mantém um compromisso com a Amazônia, desenvolvendo negócios e produtos que promovam a economia da floresta em pé, além de fomentar iniciativas de valorização da cultura, da ciência e do conhecimento que integra pessoas, florestas e cidades de forma sustentável.



SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO


A programação é gratuita, com exceção dos dias 10 e 11 de junho que terá ingressos que estão à venda na plataforma www.sympla.com.br/festivaldosrios e nos pontos físicos. Mais informações pelo Instagram @festivaldosrios.





Texto: Fábio Barbosa (Assessoria de Comunicação)


Palavras-Chave



Σχόλια


bottom of page