Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes tem pré-lançamento virtual neste fim de semana

#FeiraPanAmazônicaDoLivro

#Multivozes


Divulgação.


A 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes não passará em branco em 2020. Após o adiamento causado pela pandemia, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza uma programação de pré-lançamento, no período de 4 a 6 de dezembro. A ação será realizada na Estação Teatro Gasômetro, mas a participação do público será exclusivamente pela internet, podendo ser acompanhada ao vivo nas redes sociais e canais oficiais da Secretaria na internet (YouTube, Facebook e Instagram).




A programação de três dias traz o lançamento de livros físicos e virtuais editados pela Secult, além de encontros literários, espetáculos teatrais e apresentações musicais. Duas rodas de conversa terão a participação dos escritores homenageados nesta edição: Zeneida Lima e Vicente Cecim. “A arte da inclusão” será tema do encontro literário com Renan Fonseca, Arlindo Gomes de Paula e Elielson Almeida da Silva, com mediação de Nayara Barbalho. E os convidados Rafael Mota, Camila Simões e Marcela Castro da Silva vão debater sobre “O papel dos booktubers e dos bookgrans para a difusão da literatura”.




“Planejamos uma 24a Feira do Livro e das Multivozes mantendo a nova diretriz de homenagear um homem e uma mulher, sempre valorizando a força da oralidade em nossa formação cultural. Os lançamentos literários de nossos homenageados ficarão para a Feira oficial em 2021, mas já teremos um aperitivo neste singelo evento, com um dos livros da trilogia infantil da Zeneida sendo lançado em versão virtual e com audiodescrição. Nossa Feira terá três eixos diretivos na programação: tecnologia, acessibilidade e inclusão e protagonismo da juventude. Já estamos garantindo essa 'pegada' nessa versão pré-feira” - Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.




O centenário de Rui Barata, um dos maiores nomes da cultura paraense, também terá espaço garantido na ação de pré-lançamento. Tito Barata, Paulo Nunes e Linda Ribeiro batem um papo sobre a vida e obra do poeta, e um show de Olivar Barreto, Andrea Pinheiro e Renata Del Pinho completa a homenagem ao grande nome da literatura paraense.



Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura. - Divulgação.


“A pandemia nos sequestrou o aplauso, mas vamos garantir ao público uma experiência compartilhada num bonito diálogo sobre a obra do poeta, com a presença do maior conhecedor da trajetória literária do Rui: seu próprio filho, Tito Barata. Além disso, um belíssimo espetáculo musical vai nos embalar nas ondas do Rui compositor, encerrando a programação. O publico estará conosco, aplaudindo de casa!”, ressalta a secretária.




A 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes ocorrerá no período de 8 a 16 de maio de 2021. O evento de pré-lançamento da Feira do Livro pode ser acompanhado pelo canal da Secult no YouTube: Secult Pará.



“Essa é uma oportunidade de ter uma discussão sobre a cultura de uma maneira geral, como vai ser no pós-pandemia, e não poderíamos deixar de dizer para todo mundo que vai acontecer a feira a 24ª Pan-Amazônica em 2021. A programação traz um pouquinho do que vai ser ano que vem. O pré-lançamento será integralmente transmitido pelo Youtube, pois, ao nosso ver, é uma maneira mais segura para todo mundo dentro do contexto em que vivemos. Esperamos que as pessoas possam participar com perguntas e acho que vai ser muito bacana essa interação. Portanto, vale a pena acompanhar” - Júnior Soares, diretor de Cultura da Secult.



Confira a programação completa:


Sexta-feira (4/12)

19h – Encontro Literário – Vicente Cecim e Mediação de Danieli Pimentel

21h – Programação Musical – Amazônia Jazz Band


Sábado (5/12)

17h – Encontro Literário – Zeneida Lima e mediação de Paulo Maués Corrêa

19h – Encontro Literário - “O papel dos booktubers e dos bookgrans para a difusão

da literatura” (Rafael Mota, Camila Simões e mediação de Marcela Castro da Silva)

21h – Banda Strobo


Domingo (6/12)

10h – Espetáculo Teatral “Pinóquio”. In Bust Teatro de Bonecos

17h – Encontro Literário - “A arte da inclusão" (Renan Fonseca, Arlindo Gomes de

Paula, Elielson Almeida da Silva e a mediação de Nayara Barbalho)

19h – Encontro Literário (Tito Barata, Paulo Nunes e mediação de Linda Ribeiro)

21h – Show Rui Barata com Olivar Barreto, Andrea Pinheiro e Renata Del Pinho.



Texto e Fonte: Josie Soeiro (SECULT) / AGÊNCIA PARÁ

64 visualizações