Fashion Fake: A Roupa Quase Nova do Rei estreia no Youtube para todo o país

#FashionFake


Fashion Fake - Imagem: Carol Abreu / Divulgação.


“Fashion Fake – "A Roupa Quase Nova do Rei" da Cia de Teatro Madalenas, estreia neste final de semana, com temporada 2 a 4 de julho, no canal de YouTube do grupo. O projeto foi selecionado pelo edital de teatro da Secult-Pa, com apoio da Lei Aldir Blanc.




Abordando de forma satírica, os padrões de comportamentos dos nossos tempos, o espetáculo, livre adaptação do conto “A Roupa Quase Nova do Rei”, de Hans Christian Andersen, traz uma linguagem popular, música e dança, além das performances de um rei muito vaidoso. A dramaturgia e direção geral é de Leonel Ferreira, com direção musical de Diego Vattos e Pawer Martins.




O espetáculo nos apresenta um rei que vive em uma outra realidade, reclama da vida e não se agrada com nenhuma das vestimentas de seu “closet”. O povo do reino de Brasilândia está insatisfeito e vai às ruas protestar contra a violência, a falta de emprego e de comida na mesa. Nos noticiários de imprensa, estampam manchetes sobre chacinas, desmatamento da floresta, boiadas passando, corrupção e impunidade.





A cenografia e adereços chamam atenção, nas criações de Jesus da Conceição, artista que tem conexões com o carnaval. A iluminação é de Thiago Ferradaes e os figurinos, produzidos com materiais reaproveitados ou adquiridos em brechó, são de Jackye Carvalho. Em cena, o grupo se divide na interpretação. Como elenco principal, Flávio Furtado interpreta o Rei e Cleber Cajun, o Bobo. Já Marta Ferreira e Wanuza Myreia, que fazem os Conselheiros e Leonel Ferreira e Patrick Marques, que também estão como alfaiates, fazem ainda o povo.




O rei mente e faz novas promessas para agradar os ouvidos das pessoas. Algumas ficam

esperançosas e aplaudem novamente, mas outras nem tanto. De repente, uma grande confusão é armada em uma das saídas do rei pela cidade, e ao ser agredido por um popular, vê sua melhor roupa ser estragada. Já em seu castelo, as providências são tomadas e fica decidido que serão contratados dois alfaiates renomados, que têm vestidos diversos outros reis e rainhas.




A história gira então em torno da confecção da roupa. O bobo da corte desconfia dos alfaiates, mas nada consegue provar contra eles. A demora para receber sua roupa, incomoda o rei que pede aos seus mensageiros que averiguem a situação de perto e descubram o que falta para finalizar sua nova e majestosa vestimenta.



O desfecho vem com a apresentação do glamouroso traje do rei, que todos fingem ver, mas que na verdade é invisível. Inicia o desfile pelas ruas para mostrar o novo traje, mas o povo, diferente dos funcionários do palácio, logo aponta: o rei está nu! O espetáculo finaliza com mais falas de protesto e denúncias de um reino colapsado pela corrupção. Palavras de esperança e resistência também ecoam, com a certeza de que tudo vai melhorar.





Fashion Fake: "A Roupa Quase Nova do Rei" foi gravado na semana passada no Teatro do Sesi, com a presença de convidados na plateia. Assim, quem assistir pelo Youtube, também vai o clima do ao vivo, com direito a participação do público. Não percam. É uma diversão que faz a gente refletir sobre a dura realidade de Brasilândia. O riso e a esperança dão o tom final do espetáculo que marca também os 20 anos da Cia de Teatro Madalenas, em cena.




Na equipe ainda, na comunicação, estão Tainah Fagundes, na coordenação, e Luciana Medeiros, na Assessoria de Imprensa. A produção executiva é de Flavio Furtado e de Leonel Ferreira. O cenário é de Sérgio Carvalho, os Cabelos, de Sara Miranda e a maquiagem de Nadia Alvarenga, tendo ainda na equipe, Clóvis Santana, como motorista.




A Cia de Teatro Madalenas se forma a partir de “Paixão Barata, Madalenas”, em 2001, trazendo na trajetória as montagens de Aurora da Minha Vida, À Flor da Pele, Corpo Santo, La Fábula, Marahu, Elas e Elis, o cortejo cênico Eu Quero Botar Meu Bloco na Rua e Pop Porn. Fashion Fake é o décimo espetáculo do grupo.



Serviço

Cia de Teatro Madalenas apresenta Fashion Fake - "A Roupa Quase Nova do Rei".

Apresentações online nos dias 02, 03 e 04 de julho, às 19h, no canal do YouTube da Cia de Teatro Madalena.


Texto: Luciana Medeiros (91) 98134-7719 (Holofote Virtual)


101 visualizações