Félix Robatto lança clipe da inédita “Noite de Toró”

#FélixRobatto

#NoiteDeToró


MAKING OF Noite de Toró Félix Robatto - Divulgação.


O que é a cara de Belém? A culinária? A beira do rio? A música? Félix Robatto apostou na tradicional chuva para festejar os 405 anos da capital paraense. É com o lançamento do clipe da música inédita “Noite de Toró”, um Carimbó que fala da tradicional chuva que cai em Belém, que o músico e produtor musical festejou nesse 12 de janeiro. O clipe foi realizado via Lei Aldir Blanc Pará.




“A maior riqueza de uma cidade é a cultura. Sempre festejei o aniversário de Belém com edições especiais da Lambateria, este ano, sem poder tocar, vai ser com clipe. A música ‘Noite de Toró’ eu fiz já tem um tempo e deixei ela guardadinha. Quando pintou o edital Aldir Blanc, resolvi inscrever o clipe. Rolou e vai ser bacana lançar no dia do aniversário desta cidade, que é inspiração pro meu trabalho”, explica Félix Robatto.




A música fala de alguém que está sofrendo por um amor que foi embora durante uma noite de toró e que é lembrado toda vez que chove em Belém e traz a tradicional guitarra de Félix com uma levada clássica de Carimbó elétrico.




As gravações do clipe foram feitas nos primeiros dias de janeiro e precisaram de efeitos especiais para ”molhar” o cenário, já que, ironicamente, não choveu nos dias de gravação. “Como fazer um clipe que fala de chuva sem água? Passei algumas madrugadas pesquisando e encontramos umas formas de simular os relâmpagos e nós conseguimos a chuva com uma lavadora de alta pressão. Fizemos alguns testes e aí foi o trabalho de sincronizar tudo e simular o toró”, revela Félix.




Sem poder realizar a festa por conta da pandemia, a Lambateria investiu em produções audiovisuais. A primeira experiência foi a Lambateria Live que ficou sete meses no ar com programação ao vivo de segunda a sábado das 22h às 23h. “Com as lives, me empolguei e resolvi estudar audiovisual, daí começamos a fazer videoclipes da galera da Lambateria. Fizemos o clipe do Lucyan Costa, do Bruno Benitez, que será lançado em breve, e agora o meu. Minha produtora, Sonia Ferro, tem grande experiência com audiovisual, Fomos trocando conhecimentos e a equipe da Lambateria começou a atuar no audiovisual”, explica Félix.




É o caso do cantor e compositor Lucyan Costa, que foi um dos responsáveis pelos efeitos especiais da chuva. “A Lambateria Live foi uma grande experiência pra todos nós e o mais bacana é que a gente ia trocando conhecimento, compartilhando os aprendizados, os equipamentos e melhorando nosso conteúdo a cada dia. Depois que as lives caíram, começamos a investir em audiovisual para continuarmos produzindo durante a pandemia. Está sendo bem bacana ampliar nossa área de atuação, especialmente porque música e audiovisual é um casamento que não tem volta”, avalia Lucyan.



MAKING OF_Noite de Toró: Lanna Filgueiras - Divulgação.


Com direção de Félix Robatto, produção executiva de Sonia Ferro, assistência de fotografia de Bruna Cabral e produção de Bruno Benitez, Elaine Benitez, Lucyan Costa e Paulo André Miranda, os protagonistas do clipe foram Patrick Moraes, que trabalha como produtor na noite de Belém há mais de 20 anos, e a maquiadora Lanna Filgueiras, além de Félix. “O clipe tem uma abertura especial, uma história para contextualizar o clipe. Lembrei logo do Patrick que é engraçado e funcionaria pra história e a Lanna foi uma escolha certíssima, ela é mega expressiva e arrasou na atuação”, antecipa Robatto.




“A Lambateria cresceu, deixou de ser uma produtora de eventos pra ser uma produtora de conteúdo e tem sido muito legal trabalhar nesse formato de coletivo. A equipe é pequena, o que é recomendado pra este período em que estamos vivendo, mas nós estamos em sintonia e os novos produtos estão sendo uma forma importante de seguir produzindo e manter o contato com o nosso público”, avalia a produtora cultural Sonia Ferro.




Sobre Félix Robatto – Guitarrista e percussionista, Félix Robatto fundou, em 2004, a banda La Pupuña que apresentou a “Guitarrada Progressiva” para o mundo. Tem dois álbuns solo “Equatorial, Quente e Úmido” e “Belemgue Banguer”, de música latino-amazônica. É o idealizador do Clube da Guitarrada. Em junho de 2016, criou a Lambateria, festa de música paraense realizada toda quinta há quatro anos, que entre gêneros como Merengue, Brega e Carimbó, é regada a muita Lambada e Guitarrada. Em 2018, lançou o disco “Guitarrada para Bebês”, que faz releituras de clássicos da Guitarrada com sons de caixinha de música. Atualmente, está na pós-produção do DVD “As Origens da Lambada”, que conta com show e documentário sobre essa importante história da nossa música.



Serviço: Lançamento Clipe “Noite de Toró” de Félix Robatto, no Canal Oficial do artista no YouTube (https://www.youtube.com/FelixRobattoOficial)


Texto: Assessoria de Comunicação do Artista