Exposição reúne obras de artistas belenenses no Solar da Beira

#SolarDaBeira

#Exposição


Imagem: divulgação.


Contemplada por meio da Lei Aldir Blanc, a exposição "Símbolos, Sentidos e Sociedade em Belém” é um projeto idealizado pelo artista visual e pesquisador, Danilo Pontes, que junto aos artistas Carla Duncan, Luana Brown e Diego Barata exibe ao público obras que buscam retratar os símbolos no imaginário popular local da cidade de Belém com pinturas sobre tela, grafite sobre papel e óleo sobre papel. A exposição teve sua abertura no dia 23 de junho e segue recebendo visitações até 06 de julho, com entrada franca e classificação etária livre, no Solar da Beira.




Durante os últimos meses os artistas puderam se debruçar na construção do projeto, que prevê também diálogos constantes sobre temas correlatos aos seus trabalhos finais.




De acordo com Danilo Pontes, artista pesquisador, os trabalhos produzidos pelo coletivo visam reproduzir símbolos do cotidiano num delírio entre o mito e a realidade, e o mágico entrelaçado no rotineiro, a fim de concretizar sentidos em símbolos comuns na Belém atual.




Para compor a "Símbolos, Sentido e Sociedade em Belém” cada um dos artistas terá

espaço para divulgação de 5 obras a sua escolha, aprofundando as reflexões teóricas,

sejam elas históricas, sociais, culturais, econômicas ou de campos interdisciplinares que se misturam com a arte.




A realização da exposição será feita no Complexo do Ver-o-Peso, no Solar da Beira. O

Solar da Beira foi tema do trabalho de conclusão de curso do artista pesquisador Danilo

Pontes, sendo este também membro ativo e expositor na ocupação do prédio em maio de 2015. O prédio cumpre os requisitos adequados no que diz respeito às medidas de

prevenção contra a Covid-19, com um espaço amplo e arejado, criando a possibilidade

para que o público circule pela exposição mantendo o distanciamento e a segurança.





ONLINE


Como prevê a lei Aldir Blanc, é necessário ações educativas com o intuito de alcançar

novos públicos e também aqueles que geralmente não têm acesso a iniciativas culturais, como os idosos e os portadores de deficiência. Assim, o coletivo criou um instagram (@sssbelem) para deixar registrado todos os passos do projeto, divulgando de forma acessível seus trabalhos e conteúdos sobre arte, economia criativa, cultura e patrimônio.




Os resultados da exposição vão ficar compilados em um site, que possibilitará ao visitante conhecer a mostra virtualmente, assim como também ter acesso ao catálogo.





SERVIÇO: Exposição "Símbolos, Sentido e Sociedade em Belém”

Visitações: De 23 de junho a 06 de julho

Onde: Solar da Beira (complexo do Ver-o-Peso)


Texto: Ada Bastos - Ascom (91) 98045-5098

122 visualizações

Posts recentes

Ver tudo