Exposição “Entre o Rio e o Mar” de Glauce Santos está disponível no YouTube

#ExposiçãoEntreoRioeoMar

#GlauceSantos


ENTRE O RIO E O MAR / Artista: Glauce Santos. - Divulgação.


Em agosto do ano passado (2020) a Galeria Benedito Nunes, expos em seu espaço a mostra “Entre o Rio e Mar”, da artista Glauce Santos. Durante quase um mês o público paraense pode prestigiar obras que retrataram valores e mitologias afro-brasileiras, contemplada com o Prêmio Castelo Branco da Fundação Cultural do Pará. Mas para quem não pode ver pessoalmente a exposição, ela está disponível em formato virtual no YouTube.





O tema das águas retratado nas obras que compõem a instalação remete as simbologias do sagrado, as mitologias, os valores civilizatórios afro-brasileiros, uma reverência aos orixás das águas na diáspora brasileira, rio e mar. São elas: Oxum e Iemanjá, divindades de origem africana, cultuadas no Brasil, habitam um universo marcado por sentimento de pertencimento.



Artista: Glauce Santos - Divulgação.


"O meu processo artístico é permeado de memórias e vivências, são conexões que fui desvendando ao longo do tempo, a busca pessoal, a arte, e os trajetos nos rios. As recordações conduzem-me à enorme imagem de Iemanjá que ficou guardada na memória por muitos anos, permanecendo em mim, a cor azul de seu vestido. As águas sempre de alguma forma, estão permeando a minha vida, são imagens e sons que trago comigo, me fazendo entender que mar calmo não faz um bom marinheiro, no meu caso, uma marinheira. Não existe o nosso tempo, e sim o tempo das marés”, destaca Glauce Santos.



Serviço: Galeria Benedito Nunes - ENTRE O RIO E O MAR - Artista: Glauce

Santos. Clique AQUI e prestigie!


Texto: Estante Cultural com informações da Exposição


80 visualizações

Posts recentes

Ver tudo