Exposição “Encharcada” retrata a tradicional chuva da tarde de Belém

#ExposiçãoEncharcada


Divulgação.

A Belém das águas, dos rios, igarapés e da chuva da tarde é retratada na exposição fotográfica “Encharcada”. A mostra teve sua abertura nessa quinta-feira (14/01) na Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra. São fotografias de 13 fotógrafos que compõem a mostra, cada uma com um olhar diferenciado sobre a cidade e seu cotidiano urbano e ribeirinho.




Um dos destaques é a imagem "Das águas, os peixes", de Miguel Chikaoka. A mostra também homenageia o escritor, jornalista e historiador Leandro Tocantins, com a presença do "Mapa Pitoresco da Cidade de Belém" que ilustra o livro do artista e foi desenhado pelo ilustrador Percy Lau nos anos de 1960.




Além de Miguel Chikaoka , na mostra estão presentes fotografias de Carina Viana, Celso Lobo, Daniella Jacob, Iza Girard, Jorge Teixeira, Mara Hermes, Marcelo Kalif, Marcelo Rodrigues, Nádia Borborema, Rosana Teixeira, Valério Silveira e Vania Alves.



Divulgação.


“A exposição é um exercício do olhar para uma memória muito particular e especial da cidade, que é uma Belém de todas as águas, banhada pelo rio e pela

chuva da tarde. Esta capital quadricentenária tem na água muito de sua cultura, hábitos, costumes, gostos e odores que marcam a paisagem. A partir disso, procuramos selecionar obras que tivessem diálogo com esse elemento”, explicou Dayseane Ferraz, uma das curadoras da exposição.




A mostra faz parte das comemorações do aniversário da capital paraense que Nessa última terça-feira (12/01), completou 405 anos de fundação e, para celebrar essa trajetória de mais de quatro séculos, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), preparou uma programação gratuita, com exposições, aula virtual, entrega de Memorial e pocket show com transmissão ao vivo.





EXPOSIÇÃO "ENCHARCADA"

Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra

(Complexo Feliz Lusitânia, s/n, Cidade Velha)

Até dia 26de fevereiro, de terça a domingo,

das 9h às 17h. Entrada franca


Fonte: Agência Pará

63 visualizações

Posts recentes

Ver tudo