top of page

Exposição “Cobra Norato” reabre Espaço Cultural do Banco da Amazônia

#ExposiçãoCobraNorato


Exposição Cobra Norato - Fonte: Oteb Provos White

A programação do Espaço Cultural do Banco da Amazônia foi retomada com o segundo projeto aprovado no edital de Artes Visuais para 2020. A instalação Cobra Norato inaugurado no último dia 27 de agosto no espaço cultural da instituição e reúne fotografias e um grande cenário, frutos de longa pesquisa sobre a lenda amazônica que ainda hoje é inspiração para inúmeros causos em localidades no Estado.




Assinada por Alessandro Pinheiro, Carla Duncan e Oteb Provos White, que formam o coletivo Pupunha com Café, e o público em geral podem visitá-la de segunda a sexta- feira seguindo sempre orientações de prevenção, não sendo permitidas, portanto, aglomerações de qualquer natureza.




A ambientação a qual o público poderá conhecer também virtualmente por meio de site

www.cobranorato.com, lançado na abertura da mostra, é toda ela construída por materiais recicláveis, grande parte de miriti, como forma de trazer para o espaço cultural as cidades de Abaetetuba, Cametá e Oeiras do Pará, por onde os pesquisadores

mergulharam na lenda de Norato, registrando as características físicas desses locais a fim de transportá-los, em síntese, para a galeria.


Exposição Cobra Norato - Fonte: Oteb Provos White


O site contém informações detalhadas sobre todo o processo de construção e produção

da instalação, sendo ainda o canal para as pessoas e grupos que desejarem marcar com antecedência sua visita, uma ferramenta providencial para um momento diferenciado em que instituição e artistas somam esforços para que todos os protocolos de segurança sejam observados em prol da saúde da comunidade, sem perder de vista a importância de estimular a produção cultural.




Segundo Oteb Provos White o grupo reúne talentos da fotografia, das artes visuais e da

cenografia, cuja soma resulta em criatividade e convite à reflexão, e o coletivo Pupunha com Café vem construindo uma trajetória “inteiramente voltada para as artes visuais com maior interação em projetos por meio de instalações artísticas com foco no meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem, e capacitação através de cursos e oficinas, reflorestamento, defesa em primeira instância do ecossistema, ecologia, fauna e flora, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas e em defesa da Amazônia como polo de equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta”, resume.



Exposição Cobra Norato - Fonte: Oteb Provos White

Para o Banco da Amazônia a exposição Cobra Norato, além de marcar a retomada das atividades do Espaço Cultural, possibilita que, uma vez mais, a instituição demonstre seu compromisso com a responsabilidade socioambiental. “Procuramos sempre apoiar ações que fomentam a sustentabilidade, que envolvam temas ambientais e de qualidade de vida, que conscientizem a população para a necessidade de preservação do meio ambiente. E essa exposição vem ao encontro disto”, explica Ewerton Alencar, coordenador de patrocínio do Banco da Amazônia.




Serviço:

Exposição Cobra Norato

Projeto aprovado no Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2020

Visitação: 28/8 a 2/10/2020, de 9 às 16h

Espaço Cultural Banco da Amazônia

(Av. Presidente Vargas, 800. Centro)


Texto: Assessoria de Comunicação

bottom of page