Estudantes de dança da UFPA apresentam Espetáculo "JADI" no Teatro Cláudio Barradas

#Espetáculo

Imagem: divulgação.

A Escola de Teatro Dança (@etdufpaoficial) do Instituto de Ciências da Arte (@icaufpa) da Universidade Federal do Pará (@ufpa_oficial), por meio dos discentes dos Cursos Técnicos de Dança Clássica 01 e Cenografia, apresenta o espetáculo de balé "JADI", no período de 22 a 26 de junho, às 19h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (@tucbbarradas). O espetáculo é coordenado pelos professores Éder Jastes (@ederjastes), Ana Cristina Cardoso e Aníbal Pacha (@anibalpacha).




A narrativa do espetáculo perpassa pelo mundo das Indígenas Guerreiras Icamiabas e seus segredos, histórias antigas que revelam muitos mistérios amazônicos. No panteão da Amazônia Brasileira, a bela e jovem deusa ARACI também chamada Iaci ou Jaci (a deusa lua), filha de Nhanderu também chamado de Iamandu (o deus sol), desce à terra em momentos festivos para comemorar com suas filhas, as Icamiabas, a vida, em um grande festival na floresta em frente a um lago sagrado conhecido como espelho da lua, pois em noites de lua cheia esta se reflete nas suas águas, abençoando a todas as suas filhas.





As Icamiabas, então, maceram ervas perfumadas nas águas do lago e se banham, perfumando-se e purificando seu corpo. Em um certo momento mergulham e buscam no fundo do lago uma argila verde, que moldam em formas de diversos animais: répteis, anfíbios, entre outros. E, ao chegar à superfície, essa argila endurece, transformando-se em uma jadi, pedra muito resistente que dá nome ao espetáculo e também é denominada pelas Icamiabas de Muiraquitã. Em seguida, fazem de alguns fios de seus cabelos uma trança corrente, na qual amarram e prendem a seus pescoços esses talismãs sagrados.




Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro Universitário Cláudio Barradas, custando R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia-entrada para estudantes. Idosos a partir de 60 anos entram gratuitamente.





Serviço: Espetáculo “JADI”

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com

a Travessa D. Romualdo de Seixas, bairro Umarizal, Belém-PA

Data: 22 a 26 de junho de 2022

Horário: 19h

Ingressos serão vendidos na bilheteria, uma hora antes do evento.


Texto e arte: Divulgação da produção do espetáculo.

Fonte: Portal UFPA


Palavras-Chave