“Esse Ruy é minha rua” de Olivar Barreto celebra a obra do poeta Ruy Barata


Ruy Barata - Imagem: divulgação/internet

Se estivesse vivo, o poeta, professor, advogado, político e compositor paraense Ruy Barata faria cem anos de vida em 2020. E para abrir as comemorações do centenário, o Teatro do Sesi promove nesta sexta-feira (25/10) o espetáculo literomusical “Esse Ruy é minha rua”, resultado do trabalho do cantor Olivar Barreto que interpreta a obra do poeta paraense com a participação de músicos renomados do cenário artístico paraense.




O espetáculo recebe uma “costura” literária feita pela atriz e bailarina Tainá Corôa e é baseada no livro “Antilogia”, lançada pela Secretaria de Estado de Cultura, em 2000, onde a poesia de Ruy Barata ressurge com força épica a contar e encantar sua história em entre face à cultura amazônica.




“O objetivo nosso é evidenciar a poesia, acima de tudo. A gente encontrou uma maneira de fazer um show que tenta conduzir a plateia para essa poesia do Ruy, que fale das canções de amor, passando pelas canções que já tem um teor mais amazônico e chegando nas composições que foram feitas sobre o signo do caribe, da música caribenha. Isso tudo pra evidenciar a poesia do Ruy”, explica o intérprete Olivar Barreto.



Olivar Barreto - Imagem: Bruno Pellerin


Ruy Barata, um dos maiores poetas e letristas do país, é a grande referência para o povo amazônico. Em suas letras, o poeta retrata o cotidiano do caboclo. Ruy faleceu em 1990, mas deixou como legado livros, poesia e músicas eternizadas na cultura popular paraense.



‘Esse Ruy é minha rua’ tem como público-alvo os estudantes de escolas públicas e discentes de música e simboliza, de maneira especial, um momento de rara beleza para celebrar o centenário do poeta paraense. A apresentação integra o projeto Sesi Cultura, que tem por objetivo o fortalecimento da arte paraense, dando reforço às obras que precisam ser sempre reveladas e lembradas.



Serviço

Espetáculo literomusical ESSE RUY É MINHA RUA

Local: Teatro do Sesi (Av. Almirante Barroso, 2540, Marco)

Data: 25 de outubro de 2019 – 19h

Bilheteria: No Teatro do Sesi (Seg a sex de 9h às 18h | Sáb de 9h às 13h) e pelo site

www.sesipa.org.br

*Agendamento gratuito para grupos estudantes de música e da rede pública de ensino

Informações: 3366-0971/0972 (bilheteria)


Fonte: Assessoria de Comunicação


9 visualizações