Espaço de acolhimento JANERAKA promove encontro com roda de conversa e documentário

#RodaDeCoversa


Imagem: divulgação.

Nos dias 24, 25 e 26/02, às 19h, será realizado na recém aberta Casa de Acolhimento JANERAKA Belém o encontro que vai debater a Troca de Saberes e Resistência Artísticas dos Povos da Floresta em Trânsito. No evento, haverá o CINE JANERAKA que vai exibir filmes e documentários acerca da formação do cidadão e trocas de saberes com Povos da Floresta e Guardiões. A entrada é 1Kg de alimento não perecível e utensílio para casa (ver a sugestão no final da matéria).




A Casa de Acolhimento e Resistência Artística para Povos da Floresta em Trânsito é organizado por pessoas que percebem a importância de um espaço como esse na cidade, dedicado ao acolhimento para os povos originários que precisam vir à metrópole para ter acesso a direitos básicos e não encontram apoio e estrutura. A Casa tem como objetivo o acolhimento e a troca de saberes, promovendo o retorno e a valorização dos nativos, resgatando sua origem fundamental para a construção de sua identidade.



Nos três dias de atividade para o público e paralelo ao carnaval, a Casa e o Cine JANERAKA abre as suas portas para a exibição de filmes e documentários fundamentais para “a nossa formação como cidadãos, além da oportunidade de troca de saberes com os Povos da floresta e Guardiões. Então, escolha a sua sessão, traga seu colchão, seu kilo de alimento junto ao utensílio para a doação da casa e se junte ao engajamento co-criativo conosco”, convida a organização do evento.

Confira as sessões, logo após de cada exibição haverá roda de conversa acerca do tema.


Dia 24, às 19h.

Documentário: Escolarizando o Mundo - O Último Fardo do Homem Branco, de Carol Black.



Para mudar uma antiga cultura em apenas uma geração, basta mudar a maneira de educar as crianças. O Governo dos Estados Unidos fez isso com a população indígena no século 19, e até os dias de hoje voluntários abrem escolas em locais isolados do mundo com a certeza de que proporcionarão uma “vida melhor” para as crianças nativas. Mas será verdade? O que acontece ao substituirmos os métodos tradicionais de aprendizagem de uma cultura pelo nosso? São perguntas que este documentário tenta responder, ao enfocar os efeitos da educação moderna nas últimas culturas indígenas que ainda existem.



Dia 25, às 19h.

Filme: Com Amor Van Gogh, de Dorota Kobiela e Hugh Welchman.



Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta escrita pelo pintor e enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Decidido a entregar ele mesmo a correspondência, Armand parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do artista falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.



Dia 26, às 19h.

DOCs Awaete e Belo Monte Depois da Inundação, de Todd Southgate.



Haverá exibição de vídeos sobre a cultura Awaete – Assurini do Xingu e o Projeto Agenda Awaete. Além do documentário Belo Monte Depois da Inundação.



LISTA DE INSPIRAÇÃO (Necessidades de Doação Janeraka-Belém)

》COZINHA (Potes, Escorredor, Talheres, Cuscuzeira, Copo, Filtro, Pano de chão e prato) 》CAMA, MESA E BANHO (Cobertor, Toalhas de Banho e Mesa, Pano de Prato, Lençóis - solteiros, casal e queen, Travesseiro)

》 MOBILIÁRIOS (Prateleiras, Arara, Cabide, Estantes, Secador)

》 CASA (Rede, Colchonete, Almofada, Corda, Bucha, Parafuso, Cadeira, material de jardinagem)

》 OUTROS - Tem algo que tem tudo haver com a casa que queira compartilhar, com a sua ancestralidade e a casa que estamos montando para os Povos? Traga!


Serviço: Casa de Acolhimento JANERAKA promove encontro com roda de conversa e documentário

Local: JANERAKA BELÉM - Tv. 3 de Maio, 1040, São Brás. Entre Av. Magalhães Barata quase esquina com a Jose Malcher

Contato: (21) 987999912 – Cel e (21) 972616638 - Whatsapp

INFOS: agendaawaete.org

INSTA: @janerakas

92 visualizações