Espaço Realejo apresenta exposição "Amazon"

#Exposição

Imagem: GLENDA CONSUELO / Divulgação.

As fotografias apresentadas nesta exposição foram feitas por Glenda Consuelo e como diretora de arte Elaina Ferreira. Elas são resultado do videoclipe “AMAZON” do multiartista Josué Castilho França curador desta exposição.




As fotografias trazem diversos conceitos como “As veias abertas da América Latina”, livro do escritor e jornalista Eduardo Galeano, “Nascimento de Vênus” famoso quadro de Sandro Botticelli, “Arquétipo de Aquário”, “Mãe Natureza “dentre outras obras que inspiram o conceito estético das fotografias desta exposição.




É um encontro visceral entre a arte, a natureza e Josué, onde se trama estética, perspectivas, devaneios, vivencias ribeirinhas e urbanas, reflexões, expressão criadora, e múltiplos saberes. As fotografias tocam em questões sobre o existencialismo, identidade, aceitação, autoconhecimento, sexualidade, desconstruções, e temas de relevância na atualidade.





A exposição é um fio condutor para entender a natureza poética e inerente de cada ser humano. “Amazon” é sobre todas as linguagens que nos envolvem e que nos conectam como protetores e defensores dos direitos humanos e de ser quem você quer ser, sem qualquer opressão, restrição ou proibição. Josué Castilho França fala sobre seu renascimento como artista na Amazônia através da arte e música, sem medo de utilizar os elementos naturais da floresta. É sobre ser ativista. Sobre ser defensor da vida, da natureza, do respeito à humanidade, da liberdade expressão e de gênero.





Busca- se comunicar em uma única voz, com o objetivo principal de unificar outras culturas, corpos e natureza. Estas artes usam de uma única fonte para se comunicar com o mundo e as pessoas. Essa fonte é meu corpo, minha voz, minha poesia, minha existência.




Josué Castilho França é formado em comunicação social publicidade e propaganda, nascido e criado na comunidade ribeirinha Vila do Cocal na ilha do Marajó, desde 2016 que ele vem produzindo conteúdo com temática amazônica, entre artigos, audiovisuais, fotografias e poemas. É artista visual, compositor, poeta e ator performer. Acesse as Redes sociais para saber mais sobre o artista (Facebook, Instagram, YouTube e Portifólio)





Serviço: O lançamento da exposição será no dia 10/11/2021 as 19:00 hs no espaço “Realejo” localizado na avenida Alcindo Cacela, 699, Bairro do Umarizal,

Belém. A exposição ficará disponível até 24 de novembro com entrada gratuita. O

horário para visitação é de segunda a quarta de 09:00 as 12:00 hs de 14:00 as 18:00 e

de quinta a sábado de 14:00 as 22:00 hs.


Texto: Assessoria de Comunicação



Palavras-Chaves