Dois séculos de devoção sintetizados por quatro visões femininas que conjuntamente se propõem a homenagear a padroeira dos paraenses em exposição comemorativa ao Círio 2020. Assim é Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré que inaugurada no dia 06 de outubro no Espaço Cultural Banco da Amazônia, promovida pela instituição financeira.
Andrea Fiuza, Telma Grisólia, Conceição Mainiere e Andrea Ferreira, as artistas
convidadas, prepararam as séries de símbolos e imagens da padroeira a partir de suas experimentações artísticas, e imprimiram texturas, estilos diversos, assim como as cores da devoção popular para criar uma coleção repleta de singularidades, e diferenciada, para homenagear o 228o Círio de Nossa Senhora de Nazaré que este ano assume contornos totalmente diferentes e convida os fiéis a se manterem recolhidos no grande dia, e como todo coração de mãe deseja, em segurança.
Com a curadoria e expografia do jornalista Afonso Gallindo, que também assina o texto de apresentação, paredes e painéis da mostra, o espaço cultural ganha ambientação que dialoga diretamente com os signos tradicionais da maior festa religiosa da região Norte e uma das maiores do mundo, tombada como patrimônio imaterial da humanidade em 2013, pela UNESCO, quando assumiu a verdadeira face de festa cultural pelo imenso e rico conjunto de costumes que se agregaram à manifestação ao longo do tempo, reiterando o papel do povo como construtor da própria identidade. O visitante poderá reconhecer na exposição vários sinais que compõem esse patrimônio salvaguardado: “teremos uma exposição cheia das cores e sensações que fazem parte da celebração à Nossa Senhora de Nazaré todos os anos”, diz o curador.
A trajetória de cada uma das artistas é baseada nas habilidades, comprometimento com a arte local, e empenho profissional na pesquisa de matérias primas disponíveis, a fim de expressar a fé, o talento e a beleza. Para Andrea Fiuza, que, como as demais artistas, compõe sua obra sobre motivos sacros, participar desta mostra é exercitar a oração: “meu trabalho é um espelho da minha vida neste momento, saindo do isolamento e da angústia, passando por um processo de resignificação, para falar de docilidade e amor, para falar d’Ela, a Nossa Senhora, a nossa mãe”, afirmou.
O Banco da Amazônia abre o espaço cultural cumprindo todas as orientações e os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid 19. Além das medidas de segurança durante o lançamento presencial, haverá uma abertura virtual do evento e a própria exposição também ficará disponível à visitação online. No Espaço Cultural, os visitantes receberão álcool em gel na entrada. O uso de máscara é obrigatório e a entrada é franca.
Serviço
Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré
De Andrea Ferreira, Telma Grisólia, Conceição Mainiere e Andrea Fiuza
Período de visitação ao público: 7 de outubro a 5 de novembro de 2020
Segunda a sexta-feira de 9 às 17h
Espaço Cultural Banco da Amazônia
Av. Presidente Vargas, 800. Centro
Entrada franca.
Texto: Maria Christina (Assessoria de Comunicação)
Comentarios