Escritor José Marajó Varela lança "Breve História da Amazônia Marajoara"

#EscritorJoséMarajó


José Marajó Varela - Imagem: divulgação.

O escritor paraense José Marajó Varela lançou neste mês de agosto (dia 12) o seu mais novo livro "Breve História da Amazônia Marajoara". O livro que tem a foto de capa da artista visual, Ana Beatriz Pereira, já tinha sido lançado anteriormente, mas apenas a sua versão digital (e-book), mas agora a versão impressa já encontra-se disponível para venda em varias plataformas .




Segundo o José Marajó Vilela, o livro é terceiro ensaio da trilogia Iberiana. O primeiro "Novíssima viagem filosófica" (1999), segundo "Amazônia latina e a terra sem mal" (2002) e a "Breve História da Amazônia Marajoara" (2020) é um conjunto de pensamento decolonial sobre a Amazônia como um todo destacando a antiguidade da Cultura Marajoara.




“Foi, sobretudo uma vivência de muitos anos no terreno, ouvindo a história oral que o povo conta e um mergulho profundo na historiografia colonial. A motivação vem da infância do autor em querer saber ‘quem inventou o mundo’. Curiosidade infantil que se tornou fado na tentativa de decifrar o sentido da existência humana na periferia da civilização europeia”, disse o escritor sobre o processo e o que motivou ele a escrever o livro.



Capa do Livro - Imagem: divulgação.


José Marajó contou que começou a escrever este ensaio em 2005, tendo ao longo do tempo diversas paradas e revisões determinada por circunstâncias diversas até a criação da editora Amazônica, que assumiu a publicação. "O maior objetivo deste livro é ressignificar os 1500 anos de Cultura Marajoara e sua principal mensagem se destina ao povo marajoara incitando a conquistar, no futuro, lugar ao sol na História”, explica o autor.




José Maria Varella Pereira e assina como José Marajó Varela, é marajoara de Ponta de Pedras, lançou três livros, trabalhou como jornalista, e se aposentou como servidor público no Ministério das Relações Exteriores. Atuou em diversas frentes como no Grupo em Defesa do Marajó, também atuou pelo resgate da Academia do Peixe Frito, com o resgate e reconhecimento de autores como Bruno de Menezes e Dalcídio Jurandir, de quem é sobrinho. Escreveu diversos artigos e ensaios e possuem blogs onde mantém diversas publicações.



Serviço: Livro "Breve História da Amazônia Marajoara" - Editora Amazônica

Bookshelf, lançado 12/08/2020. Abaixo estão os links onde o livro pode ser adquirido

impresso ou em e-book (Kindle). Informações (91) 99634-7681


Lojas Americanas / Submarino / Shoptime / Livraria Bok2 / Amazon / Mercado

Livre


Texto: Estante Cultural


114 visualizações