Ellie Valente prepara o voo com “Crisálida”


“Mulher semente a aflorar”. O trecho da autobiográfica “Crisálida”, faixa título do álbum de estreia da paraense Ellie Valente, descreve bem o processo de construção do trabalho que chegou às plataformas digitais no dia 3 de maio. Formada em música pela Universidade do Estado do Pará (UFPA), ela começou a carreira como guitarrista, passou três anos na banda Álibi de Orfeu, viveu experiências acompanhando outros artistas e, depois de dez anos de trajetória, percebeu uma vontade intensa de criar um trabalho com assinatura própria. “Bateu uma necessidade de existir musicalmente”, resume. O álbum está disponível para audição em todas as redes da artista. https://linktr.ee/ellievalentemusic.



Ellie vai apresentar ao público o seu primeiro trabalho, com show no dia 12 de maio, às 19h, no Teatro Waldemar Henrique, lugar histórico para o rock paraense. A apresentação contará com a participação da rapper Bruna BG, com a qual Ellie gravou “Bela Moça”, seu primeiro single. O ingresso custa R$ 20,00.



O desejo trazia alguns desafios pela frente, que a musicista abraçou com determinação. Ellie queria atuar em todas as etapas do projeto, então partiu para o canto e a composição, novidades para ela. Começou a exercitar a escrita e, para o trabalho de voz, recorreu à orientação da preparadora Marisa Brito, também cantora e compositora.



No processo, vieram letras inspiradas em histórias de amigos de Ellie, em situações existenciais e no universo feminino. Nascia o repertório do disco – na maior parte assinado por ela, sozinha ou com parceiros – que veio em três etapas, preservadas no resultado final. A artista queria que o álbum refletisse o momento de transição que estava vivendo – o que é traduzido pelo título: a fase em que a larva se prepara para se tornar borboleta. “Amadurecendo a cada dia, crescendo e cada passo que dou, é um aprendizado. A borboleta vem depois.” Assim, o disco reúne desde as composições que ela considera mais cruas até o que veio mais maturado, depois de um ano em estúdio.




Para a produção musical, Ellie Valente procurou o grande amigo de faculdade Rodrigo Rafael Ferreira, parceria que foi essencial para concretizar o trabalho: “Foi um irmãozão. O disco não aconteceria se não fosse ele.” Na sonoridade, os dois buscaram apresentar um apanhado das referências da cantora, como a estética das décadas de 1980 e 1990.



O disco Crisálida traz um recorte do universo feminino contemporâneo, do ponto de vista de dentro pra fora, com temas que falam de questões femininas, coisas existenciais, sobre amor, sensualidade e prazer. Prazer que, aliás, transcende aos gêneros, assim como as questões existenciais inserem-se em temas políticos. Ou seja, um universo no mais amplo sentido da palavra. Tem a sensação de unhas compridas arranhando as costas, deixando um pouco e carne viva, um misto de raiva a desejo.


Serviço


Show de lançamento “Crisálida”, de Ellie Valente


Domingo (12), às 19h, no Teatro Waldemar Henrique ( Av. Presidente Vargas, 645 – Campina)


Ingresso: R$ 20,00


Informações: (91) 983914039 REDES SOCIAIS: Facebook: http://bit.ly/FBEllieV / Instagram: http://bit.ly/IGEllieV / Twitter: http://bit.ly/TTEllieV / YouTube: http://bit.ly/YTEllieV


Texto: UNA CONTEÚDO unaconteudo@gmail.com (Camila Barros: (91) 993029467 / Larissa Noguchi: (91) 980918324)


Foto: Estúdio Tereza e Aryanne / Murilo Amâncio

6 visualizações