top of page

Educação Indígena é pauta do Programa Amazoniando


Vera Arapiun - Imagem: divulgação.

Há mais de dez anos é obrigatório o ensino de aspectos históricos e culturais indígenas no currículo oficial do ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na rede particular, e este é o tema do terceiro Programa Amazoniando, que vai ao ar nesta quinta-feira (3) a partir de 20h pelo YouTube.





Criado para ampliar o debate sobre educação e cultura indígenas, prioritariamente no Estado do Pará, sob pontos de vista dos povos originários na contemporaneidade, e sob a ótica dos direitos humanos, o programa é comandado pela ativista indígena e militante ambiental Márcia Kambeba.





A convidada desta semana é a coordenadora da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação (PA), professora Vera Arapiun, formada em Letras pela Universidade Federal do Pará, especialista em ensino de língua e literatura na escola (UFPA) e mestranda em diversidade sociocultural pelo programa de pós-graduação do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ela também é militante do movimento indígena do Baixo Tapajós, e faz parte dos grupos Consciência Indígena e de mulheres indígenas do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns.




O processo de inclusão de temáticas indígenas, a dinâmica das aulas, as escolas indígenas e os desafios diante dos ajustes de componentes curriculares, além da pandemia da Covid 19 impactando as aulas, são alguns assuntos que entrevistadora e convidada vão discorrer durante o programa, que tem cerca de 60 minutos de duração, e conta com a participação ao vivo dos espectadores.



Márcia Kambeba - Imagem: divulgação.


No espaço cultural desta semana será veiculado um videoclipe do cantor e compositor Gean Ramos, da etnia Pankararu, do sertão nordestino. Ramos produz um trabalho inspirado em situações sociológicas e culturais diversas, como, por exemplo, a miscigenação da sua família: mãe índia, e pai filho de uma negra com um branco. Ele diz que sua música canta a alma, e vai bater um papo ao vivo durante o programa.




Márcia Kambeba, apresentadora do Amazoniando, é mestra em geografia, doutoranda em estudos linguísticos pela UFPA, escritora e poeta, atuando na multiarte e na educação. Sobre o programa ela diz que foi criado “para ser mais um porta voz da causa indígena”.




Serviço: Programa Amazoniando com Márcia Kambeba. Dia 3 de fevereiro de 2022, a partir de 20hs.

Tema: Educação indígena. Assista e envie perguntas acessando o canal no YouTube. (Instagram @programaamazoniando)


Instagram dos participantes: Márcia Kambeba (@marciakambeba) e Professora Vera Arapiun (@veraarapiun)



Texto: Maria Christina (91) 98198-9370 (Assessoria de imprensa)



Palavras-Chaves



Comments


bottom of page