Direitos Indígenas no Programa Amazoniando

#Amazoniando

Imagem: divulgação.

O Programa Amazoniando retorna esta semana com o tema Direitos Indígenas, e o convidado é o Dr. Almires Martins Machado, pertencente ao povo Guarani e Terena, da aldeia Jaguapiru, Dourados, Mato Grosso do Sul. O programa é transmitido pelo YouTube a partir de 20h.




O programa vem sendo um porta voz da causa indígena e dos direitos humanos, propondo temas pertinentes e fundamentais no cenário local e nacional, convidando especialistas para debater e responder questões atuais contando com a interação com o público que pode participar ao vivo do Amazoniando.




Bacharel em direito, pelo Centro Universitário da Grande Dourados (MS), Almires Machado é mestre em direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e doutor em antropologia também pela UFPA, e será entrevistado por Márcia Kambeba.





Diante do cenário de fragilização crescente de órgãos de proteção do meio ambiente e da extinção de organizações que atuam diretamente na definição de políticas públicas voltadas à causa indígena, Machado vai discutir questões sobre desmatamento, avanço da exploração comercial e mineral em terras indígenas, saúde indígena e o protagonismo feminino na aldeia.




A janela cultural do programa vai contar com a participação de Edivan Fulni-ô, referência na música indígena contemporânea. Fruto da mistura de uma pernambucana de etnia Fulni-ô com um soteropolitano ele se autodenomina indígena preto, e diz que através da música se conecta com outras realidades e cultura, descobre ritmos e línguas e por meio dela desenvolve autoconhecimento e identidade.



Márcia Kambeba - Imagem: divulgação.

A apresentadora, ativista indígena e militante ambiental Márcia Kambeba (@marciakambeba) é mestra em geografia, doutoranda em estudos linguísticos pela UFPA, escritora e poeta. Atua na multiarte e na educação. Ela está semanalmente ao vivo no Amazoniando buscando o olhar da aldeia, convidando o grande público à reflexão sobre a causa indígena.





Serviço: "Programa Amazoniando" com Márcia Kambeba. Dia: Quinta-feira (03 de março

de 2022) no YouTube, a partir de 20hs. Tema: Direitos Indígenas.

(@programaamazoniando)



Texto: Maria Christina (91) 98198-9370 (Assessoria de imprensa)



Palavras-Chaves