Diário Contemporâneo segue com inscrições abertas para mediadores culturais

#DiárioContemporâneo


EDUCATIVO DIÁRIO CONTEMPORÂNEO - Imagem: IRENE ALMEIDA .


O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia entende a parte educativa como essencial na estrutura do projeto. Com o tema “Como mediar emoções e ficções? A formação do mediador cultural na contemporaneidade”, a ação educativa está com inscrições abertas até o dia 27 de setembro para a seleção de mediadores culturais. O público-alvo são alunos universitários de artes visuais, museologia, comunicação e áreas afins, além de fotógrafos e interessados em compor o educativo do projeto. As inscrições são feitas pelo site www.diariocontemporaneo.com.br.




“A formação tem por objetivo refletir e dialogar sobre a imagem como um disparador de múltiplas narrativas reais e ficcionais, além de repensar o papel da mediação cultural no contexto de distanciamento social, nos cuidados com a saúde e no encontro com outro. Desse modo, todo processo de inscrição, seleção e formação será online”, explicou Dairi Paixão, coordenadora da ação educativa.




“Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos”, tema da 11ª edição do Diário Contemporâneo vem da obra homônima de Rubem Fonseca e instiga a fluidez entre as linguagens, além da relação entre o real e a ficção.

EDUCATIVO DIÁRIO CONTEMPORÂNEO - Imagem: IRENE ALMEIDA .


Os participantes pré-selecionados participarão do minicurso de formação. “Teremos quatro encontros online, com duração de 02:30h cada. Durante o minicurso iremos fazer leitura de textos sobre a fotografia contemporânea e suas nuances reais e ficcionais; arte-educação e o exercício da leitura de imagem e sobre o papel do mediador no espaço cultural. A partir das leituras iremos dialogar sobre o tema dessa edição e conhecer as obras selecionadas, teremos algumas dinâmicas para promover trocas e afinidades entre os participantes, mesmo nesse espaço virtual”, acrescentou.




Será criado um espaço de aprendizado compartilhado para que “mesmo diante dos desafios que esse ano nos apresenta, iremos reinventar formas criativas de ser, existir e

estar no mundo com maior cuidado de si e do outro”. Após o minicurso será escolhida a

equipe de mediadores da 11ª edição.




“Um ponto muito importante no papel do mediador do espaço é o exercício da escuta e a abertura para novas formas de ver e escutar as narrativas subjetivas de cada visitante em conexão com as intenções dos artistas”, finalizou Dairi.


Divulgação

CRONOGRAMA

Inscrições: até 27 de setembro

Entrevistas: 29 e 30 de setembro e 01 de outubro

Datas do minicurso: 05, 06, 08 e 09 de outubro em uma plataforma virtual


SERVIÇO: Diário Contemporâneo abre seleção para mediadores culturais. As

inscrições são feitas pelo site www.diariocontemporaneo.com.br até 27 de setembro.

Informações: (91) 98367-2468 e educativopremiodiario@gmail.com.



Texto: Debb Cabral (Assessoria Diário Contemporâneo de Fotografia)

59 visualizações