Desembargador Milton Nobre lança o livro “O Declamador e Outras Histórias”

#ODeclamadorEOutrasHistorias

Livro "O Declamador e outras histórias" - Imagem: divulgação.

Realidades humanas, complexas teias de sentimentos e emoções em situações, por vezes, pitorescas ou bizarras. Esse foi o caminho pelo qual seguiu o professor, advogado e desembargador paraense Milton Nobre ao criar os vinte contos do livro “O Declamador e Outras Histórias”, que será lançado nesta segunda-feira, 27 de Abril.




Na sua primeira “aventura” no universo literário fora do jurídico, onde contabiliza diversas obras e participações em publicações, Nobre reúne lições de vida que conduzem o leitor à reflexão sobre aspectos éticos e morais, tanto quanto ensinam “tolerância, solidariedade, generosidade, sensibilidade, tudo aquilo que tem sido negligenciado em tempos de ira”, na observação de José Renato Nalini, presidente da Academia Paulista de Letras e autor do prefácio.



Nalini declara ainda que a leitura de “O Declamador e Outras Histórias” comprova a vocação literária de Milton Nobre, com “vinte exemplares significativos do melhor apuro na arte de contar histórias”. Já Amarílis Tupiassu, doutora em Letras pela UFRJ e crítica literária, enfatiza ser “verdade que o jurista decidiu transitar pela seara da beleza estética e faz bonito.”




O autor, por sua vez, afirma não alimentar outro pensamento que não seja o “de distrair o leitor com narrativas de pedaços de vida imaginados, mas deixam ao seu livre pensamento a tarefa de alcançar conclusões diferentes a partir da percepção construtiva de cada qual”. E sentencia, para quem eventualmente possa nutrir dúvidas: “Não procure, portanto, encontrar aqui o que não se pode ter, pois são histórias contadas sem nenhuma pretensão de concorrer ou disputar alguma coisa, mesmo porque o autor é um navegante humildemente convicto de que já ancorou seu barco nos portos onde pretendia chegar. O lançamento do livro conta com o apoio da Academia paraense de Letras Jurídicas, Instituto Silvio Meira e o Instituto dos Advogados do Pará.



Desembargador Milton Nobre - Imagem: divulgação.

Sobre o autor Em meio século de atividades profissionais, Milton Nobre sempre se destacou. Como jurista, um cultor da Ciência do Direito. Assim como no magistério, onde atuou por décadas até se aposentar como professor concursado. Advogado atuante, dirigiu a OAB-PA e fez parte do seu Conselho Federal e presidiu o Instituto dos Advogados do Pará e a Academia Paraense de Letras Jurídicas. Ao ingressar na Magistratura, pelo Quinto Constitucional, fez brilhante carreira, tendo presidido o Tribunal de Justiça do Pará, o Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil e integrado o Conselho Nacional de Justiça indicado pelo Supremo Tribunal Federal. Ler é sua paixão e possui diversificada preferência, não se atendo exclusivamente às publicações técnicas.



Serviço O livro será comercializado a partir desta segunda-feira, 27, por meio do site www.odeclamador.com.br , em uma ação de lançamento online realizada em parceria com a TEMPLE. As vendas serão exclusivas para Belém, com entrega no endereço informado no ato da compra. Após o atual cenário de crise da Covid-19, o autor ficará à disposição para autografar os exemplares adquiridos pelo site. Nacionalmente, a venda será feita pela All Prints no site www.allprinteditora.com.br .


Texto: Iaci Gomes (Temple Comunicação).

37 visualizações