Contagem regressiva para o Arrastão do Círio do Arraial do Pavulagem


Arrastão do Pavulagem Círio - Imagem: divulgação.

A alegria, o som dos trompetes, o embalo dos tambores e das baquetas, o equilíbrio nas pernas de pau, as cores e o brilho do Batalhão da Estrela do Arraial do Pavulagem marcam mais uma edição do Arrastão do Círio 2019.







No próximo sábado, 12 de outubro, a partir de 9 horas da manhã, o Arrastão terá concentração no Boulevard Castilho França, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem. São mais de 500 brincantes que fazem parte do evento, que irão levar uma manifestação de amor à Rainha das Águas, a Virgem de Nazaré, na chegada da Romaria Fluvial, mas também a programação chama atenção para questão da preservação do meio ambiente.



Arrastão do Pavulagem Círio - Imagem: divulgação.


Durante o cortejo, os brincantes irão levar adereços de miriti com formas de barcos. Os pernaltas(artistas circenses) trazem figuras que remetem a fauna, flora, encantarias da Amazônia. Será um manifesto lúdico poético em defesa da Amazônia promovido pelo Arraial do Pavulagem, grupo que há mais de 30 anos desenvolvem ações culturais para divulgar o saber oral e tradicional da Amazônia, por meio de ações como oficinas, seminários, ensaios, pesquisas entre outros.




Na chegada próximo ao palco armado no entorno da praça dos Estivadores, haverá uma roda ancestral com músicas indígenas, africanas, sons da florestas e outras homenagens à Rainha das Águas. Em seguida a programação segue com o show da banda Arraial do Pavulagem.



Novo trajeto - Um novo espaço para a cultura popular, a praça dos Estivadores, tradicionalmente famosa pelas homenagens durante o percurso do Círio de Nazaré, hoje é um ponto de encontro, ensaio e mobilização pela cultura popular. No ambiente onde está localizada a sede do Instituto Arraial do Pavulagem que com o seu trabalho mobiliza crianças, jovens e adultos por essa paixão pela música, dança, ritmo e trabalho do Boi Pavulagem.



Serviço: Arrastão do Círio do Arraial do Pavulagem

Dia 12 de outubro de 2019 (Sábado)

Horário: 09h Concentração. Saída com a chegada da Romaria Fluvial.

Local: Praça dos Estivadores – Campina.


Texto: Andreza Gomes (91) 98138-9474

30 visualizações