top of page

Com programação digital, Semana Nacional do Patrimônio começa nesta segunda-feira

#SemanaNacionalDoPatrimonio


Imagem: divulgação.


Com o objetivo de debater o impacto dos patrimônios na vida em sociedade, o Governo do Pará, por meio da Secretária de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrados de Museus e Memoriais (SIMM), em conjunto com o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, vai realizar uma programação estadual para a Semana Nacional do Patrimônio. A ação começa na nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 21 de agosto, com conteúdos inteiramente digitais, transmitidos às 20h, ao vivo pelo canal da Secult Youtube.




Com o tema “Patrimônios e Sociedade”, a iniciativa vem como forma de dialogar com o patrimônio cultural e sua construção nas últimas décadas. As lives e rodas de conversa vão abordar temáticas como a cultura na Amazônia, sustentabilidade, desenvolvimento local, diversidade e protagonismo, e contarão com diversos convidados de diferentes esferas e instituições.



Theatro da Paz - Belém - Imagem: divulgação.

De acordo com Emanoel Jr., da Coordenação de Documentação e Pesquisa do SIMM, a temática da programação une diversos grupos da sociedade e as instituições museológicas para um debate. “Aquele patrimônio lá no passado, ligado à ideia de herança, começa a ser repensado. É por isso que o SIMM vem pensar de que maneira, enquanto instituições oficiais, podemos nos apropriar desses debates e falas não hegemônicas, para levar para dentro dos nossos espaços, repensando também a nossa própria noção de democracia e papel junto à sociedade”, destaca.




Para a diretora do DPHAC, Karina Moriya, a abrangência cultural da Amazônia é uma temática que não pode ser ignorada. “É preciso dialogar com todos os envolvidos com o patrimônio cultural. O Pará é um estado de grande dimensão e faz parte da Amazônia, abarcando assim diversas vivências e, consequentemente, diferentes culturas, as quais precisam ser devidamente valorizadas”, ressalta Karina.



Museu de Arte Sacra e Igreja Santo Alexandre - Imagem: divulgação

Convidada para a roda de conversa "Memórias subalternizadas, patrimônios contemporâneos”, a professora Dra. Luzia Costa, do curso de Museologia da UFPA, aponta que o que está em debate é a cultura criada, recriada e ressignificada. “Acredito que, no Brasil, não há como pensar patrimônios sem levar em consideração os vários grupos sociais e coletivos humanos que compõem a sociedade brasileira. Porém, ainda precisamos falar das ausências”, frisa.



Serviço:

Semana Nacional do Patrimônio (SIMM/Secult)

Data: de 17 a 21 de agosto

Horário: às 20h todos os dias

Plataforma: Youtube da Secult (Secult Pará)


Veja a programação da Semana Nacional do Patrimônio


Texto e fonte: Gabriel Marques (SECULT) / AGÊNCIA PARÁ

bottom of page