top of page

Coletivo Mergulho lança Cantos de Encantaria: Disco da dupla Carol Magno e RenatoTorres


Imagem: Rogério Folha / Divulgação.


Após lançar três singles durante este primeiro semestre de 2021, o Coletivo Mergulho, formado por Carol Magno e Renato Torres, apresenta agora a íntegra de “Cantos de Encantaria”, seu primeiro álbum que chega nos formatos digital e físico.




Criado pelos artistas Carol Magno e Renato Torres em 2013, o Coletivo Mergulho vem apresentando diversos projetos artísticos em Belém nas áreas da música, da poesia, da performance e na linguagem do teatro. Para este projeto, o Coletivo contou com apoio de emenda parlamentar do então deputado federal Edmilson Rodrigues. Assim, além das versões digitais, os músicos também nos trazem um disco físico, algo raro nestes novos dias, e um videoclipe da canção “Riozinho”, filmado inteiramente na Ilha de Colares, no Pará.




Carol Magno conta que “Cantos de Encantaria” significa “som da nossa natureza, voz de dentro e de fora”, esta foi a expressão na qual a dupla chegou após olhar o volume de canções que se desenhou ao longo de certo tempo e compreendia essa relação com a pajelança cabocla amazônica e com as raízes afro-indígenas, com a maneira como as culturas negra e indígena e suas espiritualidades se manifestam no Norte brasileiro. “O canto em si mesmo já traz imanente uma boa dose de encantamento, e esses ‘Cantos de Encantaria’ são a nossa forma de honrar essas energias naturais que nos acompanham e fortalecem desde sempre, e nos tornam quem somos como artistas e seres humanos”, acrescenta Renato Torres.




Os artistas dizem ainda que a presença das encantarias neste trabalho não foi uma decisão puramente estética, mas sim um processo levado pela experiência de estar em lugares de encantaria, ou seja, de natureza. “Eu diria que foram elas que nos levaram, e não nós. Não foi uma atitude consciente, essas energias simplesmente se pronunciaram nas canções que fomos compondo”, conta Renato.





Parceria para além do duo


Centrado na dupla Carol Magno e Renato Torres, o Coletivo Mergulho vai além e agrega a presença de diversos artistas em “Cantos de Encantaria”. Nas 13 (treze) músicas que compõem o disco, há participações de músicos como Jade Guilhon, Katarina Chaves, Camila Barbalho, Armando de Mendonça, João Paulo Pires, JP Cavalcante, Marcelo Ramos, Tista Lima, Príamo Brandão, Rodrigo Ferreira e Paulo Borges. Mas ainda há mais.




Carol afirma que trabalhar em parceria é um exercício de entrega, de confiança e de paciência. “Nós tentamos conciliar formas distintas de ver/entender o mundo, tempos diferentes de experiência na arte e quereres diversos. É uma oportunidade bonita de aprendizado”.



Imagem: Rogério Folha / Divulgação.


Renato explica que “é um pouco como se fosse uma parceria multiplicada, sabe? O tempo todo sabemos que não somos apenas eu e Carol no jogo, há essas energias, entidades, caboclos, voduns, orixás, indígenas, etc. Nós somos a parte mais material, encarnada do processo, nós funcionamos como o veículo material dessas canções, mas não num sentido estritamente espiritual ou mediúnico... é um trabalho artístico naquilo que a arte tem de mais metafísico, originário, ancestral.”, enaltece o músico. “As encantarias é que se colocaram nas canções desde o início, não planejamos falar delas, apenas canalizamos o que estava nos lugares onde passamos”, finaliza Carol.





Serviço: Lançamento do álbum “Cantos de Encantaria” do Coletivo Mergulho.

Quinta-feira, 15 de julho de 2021

Nas plataformas Deezer, Spotify e Apple Music e nas redes sociais do

@coletivomergulho (Instagram e Facebook) e em breve na Loja Ná Figueredo.


Texto: Dani Franco (91) 98425-6171 (Assessoria de Comunicação)


Comments


bottom of page