Clube de Escritoras Paraenses promove oficinas “Revoadas: Voos do Processo Literário”

#ClubeDeEscritorasParaenses


Divulgação.

O Clube de Escritoras Paraenses divulgou no final de Abril (29) o resultado final da seleção de escritoras que irão participar das oficinas práticas de escrita ofertadas pelo clube. Aprovado no Edital Multilinguagens da Lei Aldir Blanc, o projeto “Revoada: voos dos processos literários” tem como objetivo de forma coletiva apoiar e fomentar a criação literária de jovens escritoras paraenses em suas jornadas através de um curso que conta com a realização de 06 oficinas a serem ministradas por escritoras da nossa região.




As escritoras ministrantes são: Monique Malcher, Mayara La-Rocque, Camila Cravo, Roberta Tavares, Cleni Guimarães e Shaira Mana Josy.As oficinas tiveram início já no dia 01 e 02 de maio com a temática “Reconhecimento: Eu, escritora” ministradas por Camila Cravo e Mayara La-Rocque e conta com mediação de Camila Mendes e Monique Malcher, respectivamente.




Já nos dias 07 e 08 de maio serão ministradas as oficinas “Planando sobre os gêneros literários: poesia e prosa” com Roberta Tavares e Cleni Guimarães, mediação de Luana Lima e Deyse Abreu. Por fim, nos dias 15 e 16 de maio serão realizadas as oficinas “Voos solo e colaborativos" com Monique Malcher e Shaira Mana Josy, mediadas por Camila Cravo e Laiane Guedes.




Todas as oficinas serão realizadas via google meet tendo início no horário de 15h30 e contarão com a presença de um intérprete de libras, após a execução do projeto todas as aulas serão disponibilizadas no youtube. Além disso, ao final do curso é almejado a publicação de um e-book com a produção final das escritoras selecionadas, o conteúdo será disponibilizado gratuitamente pela plataforma Amazon, como forma de contribuição do clube à literatura paraense.




Para nós do Clube de Escritoras Paraenses, esta é uma grande realização, visto que, em um momento tão difícil como este que estamos vivenciando, temos a oportunidade de ampliar nossa atuação, ainda que por meios virtuais. Ter a oportunidade de promover através de incentivo cultural um curso onde 40 mulheres estarão realizando trocas literárias de forma prática é bastante significativo, pois ao longo dos anos observa-se pouco investimento na literatura em geral e menos ainda na literatura produzida por mulheres nortistas. Por estas e outras razões o projeto é voltado exclusivamente para o público feminino como uma alternativa que encontramos de reparar minimamente o silenciamento e apagamento de nossos protagonismos dentro e fora da literatura.



Clube das Escritoras Paraenses - Imagem: Divulgação.


Sobre o Clube


O Coletivo Clube de Escritoras Paraenses teve seu início após a oficina de Auto publicação para escritoras ministrada pela escritora paraense Monique Malcher em janeiro de 2020 em parceria com o Sesc Ver o Peso e, é constituído por mulheres de diferentes localidades do Pará. Durante o minicurso muito se discutiu sobre a ausência de um espaço onde escritoras pudessem se reunir para praticar a escrita ou até mesmo um espaço de apoio em suas jornadas literárias. Assim, pensou-se na criação do clube com aquelas que ali estavam. No entanto, com a pandemia os planos de atuação foram em parte interrompidos, mas trouxemos o clube cada vez mais para a internet buscando dentro das redes sociais maneiras de promover alternativas de incentivo, inserção e apropriação da identidade de escritora, pautando em nossas ações, integrar tanto as mulheres da região metropolitana como as que residem no interior do estado e até fora dele.



Contatos pelo Instagram e Facebook. Ou mais informações: Deyse Abreu

(proponente do projeto) E-mail: deyse4e@hotmail.com e telefone (91) 98845-7632.


Texto: Assessoria de Imprensa

74 visualizações