Circular lança Edição nº7 da Revista Digital

#Circular


A publicação #7 foi liberada na semana passada e já pode ser acessada pelo endereço ttps://issuu.com/projetocircular. A nova edição foi toda produzida a distância, com fotos de arquivo enviadas pelos entrevistados, com quem falamos pelos meios digitais e traz três discussões sobre o mundo antes, durante e pós pandemia. A revista entrevistou os artistas visuais Flavya Mutran e Emmanuel Nassar, e com poeta e designer gráfico, André Vallias, além da artista visual Galvandra Galvão sobre a arte e suas novas plataformas de mercado e criação.




Sobre as cidades pós pandemia, a reportagem da revista conversou com a editora Andrea Sanjad, com José Júlio Lima, professor e coordenador do programa de pós- graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da UFPa e com Raul Ventura Neto e Juliano Ximenes Pontes, também professores da FAU-UFPa. Falamos ainda com a arquiteta Roberta Rodrigues e Paulo Afonso dos Santos, da União Nacional por Moradia Popular do Pará, integrantes do o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU).




Outra pauta verificou como os Museus estão se reinventando, levando em consideração

que desde 2018, uma discussão vem aumentando e abrindo as ideias no meio da museologia, em busca de um espaço mais interativo e participativo na vida das pessoas.

Nossa reportagem conversou com professor do curso na UFPA, Tadeu Costa, com a Maria Emília Sales, coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Emílio Goeldi, com a diretora do MEP, Cássia da Rosa e com o diretor do SIM, com o artista plástico e professor, Armando Sobral, e com Janice Lima, professora e doutoranda de Artes e Comunicação.



Artista Andre Vallias - Imagem: Bel Pedrosa


O público também vai conferir um papo descontraído com o escritor Edyr Proença que

narra como ninguém uma Belém, às vezes invisível, outras visível até demais. Como ele

encontra seus personagens e lida com eles no dia a dia da escrita? O autor do recém lançado Belém Hell, contabiliza na carreira, prêmios e aplausos da crítica brasileira. Dois de seus livros serão adaptados para o cinema. Outros já foram publicados na França.




A literatura também se destaca nesta edição, com uma crônica inédita, feita especialmente para a revista, da escritora Monique Malcher, paraense que acaba de lançar seu primeiro livro de crônicas “Flor de gume”, e que vem encantando as páginas literárias da imprensa no Brasil. A autora representa a literatura paraense em um novo ciclo de escritoras no país!




Por fim, trouxemos num ensaio fotográfico especial, as imagens vistas pela retina de quem passou a ver o mundo através da janela, seja de casa ou do computador. Paula Sampaio, Jorane Castro, Izabela Leal, Lázaro Magalhães, Hellen Pompeu e Andrea Sanjad nos brindam com retratos do cotidiano e da natureza em meio a pandemia. Espero que vocês curtam a revista, divulguem e compartilhem. e contribuam enviando suas sugestões. O nosso foco é cultura e patrimônio x política e sociedade.



Texto: Luciana Medeiros (Editora da Revista Circular)

66 visualizações